17/10/08

O PEDRO EUGÉNIO DOS INFANTIS

Pedro chegou aos treinos de início de época do SC Farense, época 2001/02, escalão de infantis B. Perguntei qual a sua posição favorita, respondeu que queria jogar na posição de avançado. Disse-lhe também que passaria a ser chamado de Eugénio (Só na 2.ª época descobri que era filho de outro Eugénio do Futebol). Durante muito tempo dividiu convocatórias com Pedro Luís, e não conseguia retirar o melhor rendimento do potencial evidenciado.

Já na fase final da época, propus fazer experiências e colocá-lo na posição de trinco (no esquema utilizado). Não muito satisfeito, aceitou. Até porque mais valia jogar. Recordo o que escrevi no relatório de final de época: "Apareceu como avançado e sempre desejou ser avançado. A certa altura disse-lhe que o futebol não é correr e chutar, é jogar. Coloquei-o a trinco na fase final da época e transformou-se. Uma boa promessa para a próxima época".

Na época seguinte, já como Infantil A, Eugénio tornou o seu futebol numa mais valia para a equipa e isso permitiu a sua evolução de forma extraordinária. Nessa época conquistámos o campeonato distrital de Infantis e o seu potencial começava a despontar. No final da época escrevi: "Confirmou as evidências do final da época anterior. Jogou como trinco, central, lateral direito, distribuidor. Polivalência, capacidade de interpretar o jogo, eficácia e qualidade nas acções. Ás vezes apetece-me dizer que eu criei este jogador, mas sei que não é assim. Eles é que se transformam".

Eugénio seguiu o seu caminho, esteve em grande nos iniciados do SC Farense, passou pelo Sporting, regressou, e esta época 08/09, com idade de júnior de último ano, está no SL Benfica. Dá-lhe gás Eugénio e “treina como jogas e joga como treinas”.

ETaylor

Sem comentários: