12/09/07

MACAEL 2002 E 2003




PARTICIPAÇÃO I

Em 2002, o SC Farense foi convidado para participar no III Torneo Internacional Macael Cup 2002, Almeria-Espanha, de Infantis A.
Tínhamos terminado muito bem a época 2001/02 e seria um prémio merecido a deslocação ao torneio. Sabíamos que Infantis A em Espanha são um pouco diferentes, na medida em que permitem a utilização de jogadores de 14 anos. Mesmo assim, arriscamos e incluímos apenas um jogador iniciado, o Nelson Rodrigues.

Pessoalmente tinha confiança na equipa e os jogadores encararam o torneio como um prémio por se terem encontrado com as suas capacidades. No entanto, a competição foi exigente e a jogar praticamente com iniciados de 1.º ano, só nos restava evidenciar qualidade e crescer como futebolistas.

Foi isso que aconteceu. Os jogadores viveram a experiência do que os esperava no escalão seguinte. Cresceram e superaram-se em ambiente adverso. Tiveram uma prestação tão qualificada e espalharam tanta simpatia, que merecemos, de imediato, convite para a edição seguinte.

Entre 12 equipas de iniciados de 1.º ano, esta equipa de Infantis A conseguiu o 6.º Lugar. Desde logo, manifestaram o desejo de regressar na edição seguinte, até porque faltou alguma coisa por demonstrar.

COMITIVA: Dirigente: Prof. Filipe Alves. Treinador: Emídio Taylor. Jogadores: Jorge Leitão; Luís Girou; Francisco Maia; Tiago Moreno; Ricardo Pereira; Diogo Santos; David Pirralho; Tiago Cardoso; Pedro Chanfana; Nuno Gonçalves; Damien Contreiras; Nelson Rodrigues.


PARTICIPAÇÃO II

Em 2003, confirmou-se o convite de participar no torneio, agora o IV MACAEL CUP 2003.
Tínhamos ganho o campeonato de Infantis A e este seria o culminar de uma época extraordinária. Como responsável dos Infantis A, conhecedor da competição e anterior treinador dos responsáveis pelo convite, decidi fazer uma selecção de valores para convocar e premiar todos. Convoquei:
Iniciados de 1.º Ano: (5) Luís Girou; Ricardo Pereira; Pedro Chanfana; David Pirralho e Tiago Cardoso. Tive pena do Francisco Maia e do Tiago Moreno estarem lesionados. O Diogo Santos estava no Sporting CP.
Infantis A: (7) David Farias; Pedro Eugénio; Luís Oliveira; Jorge Santos; João Fitas; André Uva e Álvaro Gomes.

Pessoalmente, e reconheço que talvez seja muito exigente, considero que foi uma participação muito satisfatória. Isto levando em linha de conta que os iniciados convocados já tinham terminado a competição há mais de um mês e que os Infantis estiveram sujeitos a um desgaste enorme no final da sua competição.

Na altura relatei: “Deve considerar-se como bastante satisfatória, senão mesmo como excelente, a participação da equipa neste evento. Os propósitos e objectivos foram atingidos. A imagem e o prestígio do clube foram assegurados e apenas as expectativas criadas pelo grupo, com o decorrer da competição, saíram prejudicadas pela derrota na final. Desportivamente, a equipa teve um comportamento equilibrado, foi compacta, competitiva e ambiciosa, merecendo o reconhecimento de qualidade de todos os participantes. Facto comprovado pelas manifestações de apreço e até pelo convite já formulado para participação em outro torneio da região que não este. Socialmente foi um grupo que gerou simpatias e popularidade, e cujo comportamento merece ser realçado, mesmo considerando o desgaste de uma concentração tão prolongada.

Nesta participação o SCFarense conquistou o 2.º Lugar, entre 10 equipas, perdendo na final (após prolongamento) com o Sevilha, por 2-1. Isto, após 6 jogos em 3 dias. Curiosamente, no regresso a casa, fizemos a viagem com a equipa do Sevilha e registamos o seu reconhecimento pela nossa “escola”. E, já agora, um novo convite para a edição seguinte e, ainda, para outro torneio da região.

COMITIVA: Dirigentes: Paulo Cartaxo e Toni Matias. Treinador: Emídio Taylor. Jogadores: David Farias; Pedro Eugénio; Luís Oliveira; Luís Girou; Ricardo Pereira; David Pirralho; Tiago Cardoso; Pedro Chanfana; Álvaro Gomes; João Fitas; Jorge Santos; André Uva.

Por ultimo transcrevo a notícia publicada no semanário Desportivo do Sul, na data de 23 de Julho de 2003 (Com a nossa ajuda):


TORNEIO EM ESPANHA


FARENSE PERDE FINAL COM SEVILLA
IV Torneio Internacional de Futebol Infantil “MACAEL CUP 2003”

O SC Farense classificou-se em 2.º lugar no IV Torneio Internacional de Futebol Infantil “Macael Cup 2003”, categoria de Infantis (praticantes nascidos em 89/90), realizado em Macael, província de Almeria da Região espanhola de Andaluzia.
Torneio internacional que envolveu a participação de 21 equipas, divididas em escalões de Alevins (Nascidos em 91) e Infantiles (89/90) que, pela qualidade e quantidade de participações nas 4 edições já realizadas, é já uma referência dos torneios de verão do futebol infantil da região.
Nesta edição, entre 10 equipas do seu escalão, o SC Farense venceu o seu grupo de qualificação, com um empate frente ao Águilas CF (2-2) e três vitórias (Vera B / 6-1; Indálico Mojácar / 6-0); Macael CF / 2-0). Nas meias-finais a equipa de Faro defrontou a formação principal da “Escuela de Vera” e apesar de comandar sempre o marcador, o resultado final registou um empate a 3 golos, após prolongamento. Nas grandes penalidades os algarvios lograram vencer por 3-2 e com isso obtiveram o passaporte de acesso à final, onde iriam defrontar a conceituada “cantera” do Sevilha CF. Curiosamente, uma final entre o campeão infantil da região do Algarve e o campeão da região de Andaluzia.
A final resultou num jogo intenso, muito táctico e onde os erros marcaram a diferença. Mais prático e objectivo o Sevilla CF levou a melhor e venceu no prolongamento por 2-1. Uma participação honrosa do Farense que apesar de ter perdido a final, espalhou simpatia e qualidade, e acima de tudo mereceu o reconhecimento de todos os participantes em manifestações de apreço dignas de registo. O Farense foi um grande embaixador do futebol infantil algarvio.
De registar ainda que na categoria de Alevins (Escolas), a “Escuela de Fútbol Costa Tropical” venceu o torneio da categoria ao bater na final o Sevilla CF por 1-0.
A comitiva do Farense foi composta por: Dirigentes: Toni Matias e Paulo Cartaxo. Treinador: Emídio Taylor. Jogadores: David Farias; Pedro Eugénio; Luís Oliveira; Luís Girou; Ricardo Pereira; David Pirralho; Pedro Chanfana; Tiago Cardoso; Jorge Santos; Álvaro Gomes; André Uva; João Fitas.”

ETaylor

Sem comentários: