13/09/07

FORMAÇÃO OU MERCADO?

Disse há alguns anos, mais exactamente em 2003, numa entrevista que “… os miúdos na formação vivem de referências e ídolos e vão procurar essas referências nos clubes de referência, obviamente. Se o Farense deixar de ser referência, naturalmente, vai ser penalizado por isso.

Quando disse isso, sabia que era um risco que o SCFarense corria, e que podia perder referências para outros clubes da região. È a lei da vida.

O SCFarense vive momentos difíceis, perdeu as tais referências, todos sabem e ninguém esconde, mas é preciso reconhecer que nunca desistiu. Nunca desistiu da formação e do futebol juvenil, independentemente, do histórico e dos ciclos.

O que eu não esperava, é o cenário que actualmente se apresenta. Desculpem-me, mas isto não é formação, é mercado.

O que tenho assistido esta época, com esta nova regra de até aos 14 anos os jogadores poderem transitar livremente, vem violar o princípio das regras da formação, vem violar as condições dos clubes que se dedicam á formação, vem condicionar regras de respeito entre clubes, vem deformar a formação e proporcionar condições aos promocionistas do futebol de formação. Agora vale tudo.

De que vale a um clube proporcionar condições de formação a um aspirante, durante 6 anos, por exemplo, se depois aparece um outro clube ou entidade, com “extraordinárias” promoções, sem necessidade de pedir autorizações ou mesmo comunicações de “cortesia” para com o clube formador, para “recrutar” esse aspirante que já é jogador ?

Estamos na era do usar e deitar fora e já só faltam os empresários. Já não se trata de competição entre clubes, jogadores, locais ou regiões. Repito: Trata-se de mercado.

Mas um dia isto muda, e o feitiço…
ETaylor

Sem comentários: