16/05/09

MEGA SPRINTER NACIONAL 2009

Peço desculpa ao blog mas vou desviar-me do futebol para introduzir novamente o MegaSprinter, mais propriamente para falar abusivamente, e em repetição, do meu filho. O João Taylor, voltou a vencer o Mega Sprinter Nacional, agora no escalão de Iniciados. Depois de uma vitória surpreendente na Covilhã, enquanto Infantil B, o João traçou como objectivo regressar ao Mega, mesmo considerando as dificuldades de enfrentar um escalão superior e atletas de segundo ano, numa competição que gera novas expectativas e exigências competitivas.

Há um ano, o Taylor enfrentou um universo totalmente desconhecido, cujo sucesso ajudou a descobrir uma modalidade para competir. O entusiasmo promoveu a experiência num clube de atletismo, o Clube Faro XXI, e a vontade de continuar a trabalhar uma função que gosta. O facto de treinar para competir, mesmo com o risco de não conseguir resultados numa primeira fase, foi reforçando o gosto pela modalidade e a vontade de apostar numa das suas faculdades. O trabalho desenvolvido, permitiu-lhe encurtar distâncias de idade e de resultados, potenciar as suas capacidades e convertê-lo ao desporto.

Nas provas a contar para o Mega Sprinter 2009, o Taylor não venceu a competição da Escola Afonso III. Ficou em segundo, atrás do colega Ivo Martins (É preciso recordar que Ivo Martins é um atleta de qualidade, cumpria o seu segundo ano de iniciado e em 2007 tinha conseguido o 3.º lugar nacional de Mega Sprinter, em Infantis B), conseguindo, mesmo assim, o apuramento para a final Regional.

Na Competição Regional, o Taylor venceu todas as provas e conseguiu o apuramento directo para a final nacional do Mega Sprinter, prevista para o Seixal. Uma vitória à tangente (5,59) sobre Guilherme Jesus (5,60), na final dos 40 metros iniciados que resultou no apuramento dos dois atletas.

Na Competição Nacional, as coisas complicaram-se, não só pelo nível competitivo, mas também por insegurança própria. Na primeira prova, o João teve uma indecisão sobre o pé de partida, partiu muito mal, quase tropeçando em si próprio, mas conseguiu reagir a tempo para vencer a série eliminatória com um bom tempo (5,58). Isto enquanto o colega algarvio Guilherme Jesus explodia com um 5,40, para vencer a série 3 das eliminatórias.

Nas meias-finais, um problema com transportes provocou um atraso na apresentação, facto que obrigou a correr sem qualquer tipo de preparação. Foi chegar e correr. Mesmo assim, e com alguma sorte, correu na eliminatória mais rápida, conseguiu a 5.ª posição, com o mesmo tempo que o quarto (5,66), e o oitavo tempo de apuramento em oito. Novamente, com uma partida confusa. Guilherme Jesus (que não esteve envolvido nesta questão do atraso) voltou a demonstrar capacidades e venceu a série com 4,49.

Na final, com o último lugar de apuramento, ia correr na pista 1, bem junto ao tiro de partida. O João sentiu o peso da competição e a importância da partida. “O meu problema é a partida, o resto eu sei como se faz.” Nestas circunstâncias, o João partiu para uma preparação adequada para a prova. Fez o aquecimento que achou conveniente, insistiu em preparar e corrigir deficiências detectadas e mentalizou-se sobre a melhor abordagem à corrida. Na corrida final, arrancou para mais uma vitória, sem problemas de partida, apenas com as suas convicções e vontades. Com isso, venceu o Mega Sprinter Nacional de Iniciados, com o tempo de 5,42, contra os 5,46 de Guilherme Jesus e os 5,49 de João Moniz.

Registo para os dois primeiros lugares do pódium para atletas algarvios e a repetição do resultado do Mega Sprinter Regional. Mais uma vez, o João demonstrou a sua capacidade atlética e principalmente mental para enfrentar os seus próprios desafios.

Final do MegaSprinter em Iniciados (Masculinos):
1.º - João Taylor (EB 2,3 D. Afonso III - Faro - Algarve) - 5,42
2.º - Guilherme Jesus (EB Júdice Fialho – Portimão - Algarve) - 5,46
3.º - João Moniz (Leiria - CCMI) - 5,49

Mais informações aqui.


ETaylor

Sem comentários: