Com a 26.ª Jornada do Distrital de Infantis A, terminou o campeonato que elegeu o Imortal DC como novo Campeão Distrital, que aliás, renova o título. A equipa de Albufeira, num máximo de 78 pontos desperdiçou apenas 9 pontos, e sofreu a sua única derrota quando já sabia que era campeão. Foi seguramente, um campeão incontestado que premeia o trabalho desenvolvido nos últimos anos.
O Portimonense SC, foi talvez a única formação que contestou a superioridade do Imortal no campeonato. A equipa de Portimão tem feito um percurso de excelência nas duas últimas épocas (Que incluiu uma subida de divisão) e era um dos candidatos assumidos. Só mesmo um super Imortal conseguiria interromper a caminhada.
O SC Olhanense fechou o Pódium, mantendo os níveis competitivos das últimas épocas. A equipa de Olhão, que tem evidenciado um bom trabalho de base nas últimas épocas, apresentou-se como um dos candidatos e só claudicou quando não conseguiu acompanhar o ritmo dos dois primeiros.
O SC Farense pagou a factura de um plantel muito curto e as lesões em jogadores fundamentais retiraram a possibilidade de fazer melhor. Mesmo assim, na última jornada e com a vitória em Loulé, conseguiu uma aproximação das posições que pretendia à partida na competição.
O Louletano DC, acabou em 5.º lugar, não só pela derrota na última jornada frente a um adversário directo, mas também e principalmente, pela quebra acentuada em determinada fase da época que só pode ser justificada por “ausências” ou “lesões” em jogadores importantes. No futebol de 7, dois ou três jogadores podem transformar muita coisa. Penso que Farense e Louletano foram os mais prejudicados nesse aspecto, e nem quero imaginar a influência que isso tem nas equipas com menos recursos.
O Lusitano FC, com um campeonato muito irregular, demasiado até, conseguiu a 6.ª posição. Para assegurar essa posição foi precioso o empate a zero na última jornada na casa do seu adversário directo: o Quarteirense. CDR Quarteirense que lutou imenso para assegurar a manutenção e conseguiu atingir os seus objectivos. É necessário enaltecer as dificuldades vencidas. O CF Esperança de Lagos, com um último fôlego irresistível, também conseguiu a manutenção. Na última jornada, venceu um jogo de risco com um adversário directo e salvou a época. Com isso assegurou a primeira divisão para a sua equipa B que venceu o seu campeonato.
Apesar do esforço, não conseguiram ultrapassar as dificuldades e as limitações, o Ginásio de Tavira (9.º) e o CD Montenegro (10.º), este último a desfazer o sonho apenas na última jornada.
O SR Almancilense (11.º), SR 1.º de Janeiro (13.º) e CD Odeáxere (14.º), não conseguiram a manutenção, uma época depois da subida, facto que confirma limitações apesar do esforço desenvolvido. De registar a descida do Inter de Almancil (12.º), clube que tem merecido destaque nas últimas épocas no futebol infantil, até com recurso a recrutamentos de forma menos elegante.
Equipa do CF Esperança de Lagos, Campeão do Algarve 08/09 em Infantis B
Infantis B
Nos Infantis B, a Jornada 26, apenas confirmou o título do CF Esperança de Lagos, que junta ao título de Escolas A. Um percurso extraordinário a ter sequência na próxima época, na primeira divisão dos Infantis A. Ao longo da época o Esperança de Lagos desperdiçou apenas 5 pontos dos 66 possíveis, facto demonstrativo da superioridade.
O Imortal DC foi a única formação que conseguiu adiar o inevitável, mercê de uma época digna de registo em que apenas desperdiçou 9 pontos, tantos como os A’s que se sagraram campeões. Grandes equipas e grande fase para Albufeira.
O Portimonense SC (4.º), mesmo perdendo na última jornada segurou a posição, contra o Louletano DC (5.º) que também perdeu na jornada em que podia alcançar melhor classificação.
Destaque para o SR 1.º de Janeiro que conseguiu a sexta posição, mas que vai disputar a segunda divisão na próxima época. O SC Farense (7.º) teve uma época irregular, com muitos picos altos e baixos. Foi evidente a qualidade do seu futebol, mas com muitos pecados a nível competitivo. Coisas que se corrigem com o tempo.
ETaylor
Sem comentários:
Enviar um comentário