28/11/09

IMORTAL DC - 8 - SC FARENSE - 1

INFANTIS A
.
1ª Divisão - 7.ª Jornada
Campo da Palmeira 3 - Albufeira
Jogo: Imortal DC – 8 - SC Farense – 1
Técnico
: Emídio Taylor
Director de Escalão: Ricardo Mendes
Equipa Inicial: João Suzana; Vítor Amaro, Isaac Mendes, Ruben Seixas, Carlos Costa (Cap.), Diogo Belela, Carlos Santos.
Jogaram ainda: João Rosa, Miguel Bagarrão, Jorge Cadillon, Igor José.
Golos: Carlos Santos (1)

Comentário:
A equipa não realizou o encontro que estávamos á espera. A organização já se evidencia, mas ainda está muito dependente da disponibilidade e inspiração individual. Neste jogo, o esforço conjunto e a organização colectiva disfarçaram limitações e sub-rendimentos individuais. São estes jogos que servem para aferir níveis e patamares de evolução e trabalhos a desenvolver.

Em parciais, na primeira parte, a equipa perdeu por 5-1, na segunda parte, sofreu mais 3 golos.


ETaylor

26/11/09

CONVOCATÓRIA 7

CONVOCATÓRIA n.º 7 – JORNADA n.º 7
JOGO: Imortal DC - SC Farense
LOCAL DO JOGO: Campo da Palmeira, 3 - Albufeira
DATA / HORA: 28.11.2009 (Sábado) – 11h00
HORÁRIO DE CONCENTRAÇÃO: 09h15
LOCAL DE CONCENTRAÇÃO: Pavilhão do SC Farense – Faro
JOGADORES CONVOCADOS:
1 – João Suzana
2 - Vítor Amaro
3 - Isaac Mendes
4 – Ruben Seixas
5 – ...................
6 – João Rosa
7 – Diogo Belela
8 – Jorge Cadillon
9 – Carlos Santos
10- Carlos Costa
11- Miguel Bagarrão
12 – Igor José

Nota: O praticante Ruben Rachadinho não foi convocado por doença. O praticante Iuri Peres deixou de fazer parte do grupo de trabalho.

ADVERSÁRIO: O Imortal DC encontra-se na 5.ª posição com três vitórias, um empate e duas derrotas = 10 Pontos. O Clube Imortal DC é o campeão em título. Esta geração de jogadores classificou-se em 2.º lugar no campeonato de Infantis B na época anterior.

ETaylor

RESCALDO DA JORNADA 6


A 6.ª Jornada do Campeonato Distrital de Infantis da 1.ª Divisão, regista as subidas do Sporting Clube Algarve, do Imortal e do Lagoa, bem como as descidas do Olhanense e do Portimonense. Da mesma forma, reforça a pujança do Louletano (5 jogos, 5 vitórias), com o Esperança de Lagos na perseguição. Lusitano e Ferreiras regressaram às vitórias.

O Louletano DC (1.º) não teve dificuldades na deslocação a Alvor e venceu de forma clara o ACRA 1.º Dezembro (13.º) por 18-0. O GD Lagoa (7.º) recuperou da derrota anterior e venceu o Silves FC (12.º) por 3-1. O FC Ferreiras (3.º), regressou às vitórias, num jogo importante, ao bater o Portimonense SC (9.º) por 3-1. O Lusitano FC (4.º) depois de duas jornadas sem vencer, recuperou terreno ao derrotar o CDR Quarteirense (10.º) por 6-3. O Sporting Clube Algarve (6.º) continua a recuperar na classificação, vencendo desta vez o FC S. Luís (11.º) por 6-2. O Imortal DC (5.º) obteve uma vitória tão importante como motivadora em Olhão, ao vencer o irregular SC Olhanense (8.º) por 2-1. Em Faro, o SC Farense (14.º) resistiu até onde pôde perante a superior qualidade do CF Esperança de Lagos (2.º) que venceu com naturalidade por 9-0.

Na próxima jornada vamos ter jogos interessantes, como Silves FC vs Portimonense SC; Louletano DC vs SC Olhanense; CDR Quarteirense vs FC Ferreiras e CF Esperança de Lagos vs Sporting Algarve.


ETaylor

22/11/09

SC FARENSE - 0 - CF ESP. LAGOS - 9


INFANTIS A
.
1ª Divisão - 6.ª Jornada
Complexo Desportivo da Penha - Faro
Jogo: SC Farense – 0 – CF Esperança de Lagos - 9
Técnico
: Emídio Taylor
Director de Escalão: Ricardo Mendes
Equipa Inicial: João Suzana; Vítor Amaro, Isaac Mendes, Ruben Seixas, Iuri Peres (Cap.), Diogo Belela, Carlos Santos.
Jogaram ainda: João Rosa, Miguel Bagarrão.
Golos: (0)

Comentário:
Mesmo considerando um jogo com derrota, apenas posso estar satisfeito com a resposta da equipa. Na ausência de jogadores de referência em grupo limitado, a equipa deu uma resposta em conformidade com as suas potencialidades.

O trabalho técnico não pode introduzir qualidade técnica individual, mas pode desenvolver qualidade técnica colectiva. A organização colectiva e a disciplina de funções, pode encurtar distâncias e incutir confiança nas melhorias a introduzir. Este é o caminho, o trabalho e o objectivo.

Neste jogo, a Equipa com semanas de trabalho, conseguiu adiar o previsível, perante um adversário com 4/5 anos de trabalho e com sucessos sucessivos nos vários escalões. Grande espírito de sacrifício, disciplina táctica e vontade de fazer melhor, apenas foram derrotados pela maior capacidade do adversário, por quebra de resistência da organização e por erros colectivos/individuais que só o espaço temporal de trabalho e experiência podem corrigir. Na primeira parte perdemos por 2-0, na segunda por 7-0.

Estamos a crescer, para aparecer.

ETaylor

21/11/09

CONVOCATÓRIA 6

CONVOCATÓRIA n.º 6 – JORNADA n.º 6
JOGO: SC Farense – CF Esperança de Lagos
LOCAL DO JOGO
: Complexo Desportivo da Penha – Faro
DATA / HORA: 21.11.2009 (Sábado) – 17h30
HORÁRIO DE CONCENTRAÇÃO: 16h30
LOCAL DE CONCENTRAÇÃO: Complexo Desportivo da Penha – Faro
JOGADORES CONVOCADOS:
1 – João Suzana
2 - Vítor Amaro
3 - Isaac Mendes
4 – Ruben Seixas
5 – Miguel Bagarrão
6 – João Rosa
7 – Diogo Belela
8 – …………..
9 – Iuri Peres
10- Carlos Santos
11- …………..
12 – Igor José

Nota: O praticante Ruben Rachadinho não foi convocado por doença. O praticante Carlos Costa não foi convocado por motivos particulares.

ADVERSÁRIO: O CF Esperança de Lagos encontra-se na 2.ª posição com quatro vitórias e uma derrota = 12 Pontos. Registo para o facto desta geração da equipa de Lagos ser detentora do título regional de Escolas A, Infantis B e uma das candidatas ao título em Infantis A.

ETaylor

RESCALDO DA JORNADA 5


A 5.ª Jornada do Campeonato Distrital de Infantis da 1.ª Divisão, cimentou a liderança do Louletano, que soma por vitórias os jogos realizados, fazendo emergir o Esperança de Lagos para a segunda posição e para lugares que o seu histórico prometia. O Ferreiras, mesmo sem ainda ter perdido, e o Lusitano caíram na classificação, mas mantêm-se em lugares de destaque.

O Louletano DC (1.º) não fez por pouco e venceu por esclarecedores 11-1 o GD Lagoa (11.º) que caiu na classificação. O Silves FC (12.º) que vinha prometendo, impôs um empate a 3 golos ao surpreendente FC Ferreiras (3.º). Nada que não tivéssemos previsto. O Lusitano FC (4.º) depois do empate caseiro com o Ferreiras, voltou a cair, desta feita na deslocação a Portimão, onde outro candidato, o Portimonense SC (6.º) com menos 1 jogo, não desperdiçou a oportunidade de vencer por 4-3. O Sporting Clube Algarve (9.º) em fase de recuperação, foi vencer o CDR Quarteirense (8.º), em Quarteira, por esclarecedores 7-1. O Imortal DC (7.º) subiu na classificação ao obter uma vitória confortável sobre o ACRA 1.º Dezembro (13.º) por 12-1. Num dos jogos da jornada, o CF Esperança de Lagos (2.º) recebeu e venceu o SC Olhanense (5.º) por 3-2. Em Faro, o derby entre o FC S. Luís (10.º) e o SC Farense (14.º), deu vitória simplificada para a equipa da casa por 6-1.

Na próxima jornada vamos ter jogos interessantes, como FC Ferreiras vs Portimonense SC; SC Olhanense vs Imortal DC e GD Lagoa vs Silves FC.

foto: FC S. Luís vs SC Farense

ETaylor

15/11/09

FC S. LUIS - 6 - SC FARENSE - 1

INFANTIS A
.
1ª Divisão - 5.ª Jornada
Campo Horta da Areia - Faro
Jogo: FC S. Luís – 6 - SC Farense – 1
Técnico
: Emídio Taylor
Director de Escalão: Ricardo Mendes
Equipa Inicial: Igor José; Vítor Amaro, Isaac Mendes, Ruben Seixas, Carlos Costa (Cap.), Ruben Rachadinho, Iuri Peres.
Jogaram ainda: João Rosa, Miguel Bagarrão.
Golos: Iuri Peres (1)

Comentário:
Quase que me apetece dizer: Jogamos como nunca, perdemos como sempre. Nesta derrota conquistamos pequenas vitórias, e até começamos a pensar em vitórias. Este jogo revelou progressos, mas também revelou o caminho a percorrer. Registo o facto da equipa ter correspondido enquanto teve discernimento e capacidade física para responder às exigências do jogo e às limitações próprias.

Tal como aconteceu no jogo anterior, com o Quarteirense, chegamos ao intervalo a perder 1-2, com bons níveis de confiança e competência. No segundo tempo, encontramo-nos com a realidade. Estamos mais próximos, mas ainda distantes.


ETaylor

13/11/09

CONVOCATÓRIA 5

CONVOCATÓRIA n.º 5 – JORNADA n.º 5
JOGO: FC S. Luís - SC Farense
LOCAL DO JOGO
: Campo da Horta da Areia – Faro
DATA / HORA: 14.11.2009 (Sábado) – 17h00
HORÁRIO DE CONCENTRAÇÃO: 16h00
LOCAL DE CONCENTRAÇÃO: Campo da Horta da Areia – Faro
JOGADORES CONVOCADOS:
1 – João Suzana
2 - Vítor Amaro
3 - Isaac Mendes
4 – Ruben Seixas
5 – Miguel Bagarrão
6 – João Rosa
7 – Ruben Rachadinho
8 – …………..
9 – Iuri Peres
10- Carlos Costa
11- Carlos Santos
12 – Igor José

Nota: O praticante Diogo Belela não foi convocado por não comparência no treino de convocação.

ADVERSÁRIO: O FC S. Luís encontra-se na 11.ª posição com uma vitória e três derrotas = 3 Pontos.


ETaylor

12/11/09

RESCALDO DA JORNADA 4

A 4.ª Jornada do Campeonato Distrital de Infantis da 1.ª Divisão, isolou o Louletano na liderança, mercê do empate registado em Vila Real de Santo António entre Lusitano e Ferreiras. O Louletano é agora a única equipa só com vitórias.

O Louletano DC (1.º) venceu com relativa facilidade o Silves FC (12.º), por 6-2. A equipa de Silves também ainda não pontuou apesar das réplicas apresentadas. O Lusitano FC (2.º) não conseguiu superar o excelente início de época do FC Ferreiras (3.º) e cedeu um empate a um golo. O Sporting Clube Algarve (10.º) celebrou a sua primeira vitória em jogo com o Portimonense SC (8.º) a quem venceu por 4-2. O CF Esperança de Lagos (4.º), deslocou-se a Alvor e não teve dificuldades para vencer o ACRA 1.º de Dezembro (13.º) por 10-0. O GD Lagoa (7.º) dividiu os pontos com o Imortal DC (9.º) ao empatar 3-3. A equipa de Albufeira ainda não confirmou expectativas. O SC Olhanense (5.º) recebeu e venceu o FC S. Luís (11.º) por 2-0. O CDR Quarteirense (6.º) não facilitou na deslocação a Faro onde venceu o SC Farense (14.º) por 10-2. Registo para os primeiros golos da equipa Farense.

Na próxima jornada vamos ter jogos bastante interessantes, como Portimonense SC vs Lusitano FC; Esperança de Lagos vs SC Olhanense e ainda o Silves FC vs FC Ferreiras.
.
Foto: SC Farense vs CDR Quarteirense
..
ETaylor

07/11/09

SC FARENSE - 2 - CDR QUARTEIRENSE - 10


INFANTIS A
.
1ª Divisão - 4.ª Jornada
Complexo da Penha - Faro
Jogo: SC Farense – 2 – CDR Quarteirense - 10
Técnico
: Emídio Taylor
Director de Escalão: Ricardo Mendes
Equipa Inicial: João Suzana; Vítor Amaro, Isaac Mendes, Ruben Seixas, Carlos Costa (Cap.), Ruben Rachadinho, Carlos Santos.
Jogaram ainda: João Rosa, Miguel Bagarrão, Igor José, Diogo Belela.
Golos: Carlos Santos (1), Vítor Amaro (1)


Comentário:
Nova derrota da equipa de Infantis do SC Farense, desta vez com algumas evidências de melhoria mas que não foram suficientes para disfarçar as limitações globais. Os jogadores começam a perceber a filosofia do jogo e os caminhos para encurtar distâncias.

Neste jogo, o resultado acabou por ser demasiado pesado e não revelador da realidade do jogo. Muito porque a equipa se entusiasmou e perdeu o controlo das operações, aproveitando o Quarteirense para se distanciar no marcador. Isto aliado a alguma ingenuidade individual e a necessidade de melhorar e corrigir aspectos técnicos e tácticos.

ETaylor

06/11/09

CONVOCATÓRIA 4


CONVOCATÓRIA n.º 4 – JORNADA n.º 4
JOGO: SC Farense – CDR Quarteirense
LOCAL DO JOGO: Complexo da Penha – Faro
DATA / HORA: 07.11.2009 (Sábado) – 09h30
HORÁRIO DE CONCENTRAÇÃO: 08h30
LOCAL DE CONCENTRAÇÃO: Complexo da Penha – Faro
JOGADORES CONVOCADOS:
1 – João Suzana
2 - Vítor Amaro
3 - Isaac Mendes
4 – Ruben Seixas
5 – Miguel Bagarrão
6 – João Rosa
7 – Ruben Rachadinho
8 – Diogo Belela
9 – Carlos Santos
10- Carlos Costa
11- ……………
12 – Igor José

Nota: O praticante Iuri Peres não foi convocado por questões particulares.

ADVERSÁRIO: O CDR Quarteirense encontra-se na 8.ª posição com um empate, uma vitória e uma derrota = 4 Pontos.

ETaylor

03/11/09

RESCALDO DA 3.ª JORNADA

A 3.ª Jornada do Campeonato Distrital de Infantis da 1.ª Divisão, lançou Ferreiras, Louletano e Lusitano para o topo da classificação com o pleno de vitórias.

O Lusitano FC (1.º) venceu na deslocação a Silves onde venceu a equipa da casa, o Silves FC (12.º), por escasso 1-0. O Louletano DC (3.º) foi a Albufeira derrotar o campeão em título Imortal DC (9.º) por claros 4-1. O FC Ferreiras (2.º) recebeu e venceu por difíceis 4-3 o Sporting Clube Algarve (11.º). O CF Esperança de Lagos (4.º), não escondeu algumas dificuldades para vencer o GD Lagoa (6.º) por 3-2. O CDR Quarteirense (8.º) saiu com uma derrota caseira por 2-4, não conseguindo contrariar a maior capacidade do SC Olhanense (5.º) que conquistou a sua primeira vitória. O FC S. Luís (10.º) recebeu e venceu sem grandes dificuldades o ACRA 1.º de Dezembro (13.º) por 7-0. Em Portimão o Portimonense SC (7.º) não facilitou e venceu confortavelmente o SC Farense (14.º) por concludentes 17-0.

A próxima jornada tem agendado um encontro muito interessante: o Lusitano FC vs FC Ferreiras.
.
Foto: Portimonense SC vs SC Farense
..
ETaylor

COISAS QUE (NÃO) SE ENTENDEM

Não muito longe no tempo, os clubes investiam na formação fazendo serviço público, ocupando tempos livres de escolares na mesma proporção que tentavam construir ou descobrir, na base, os valores para alimentar os escalões de competição. O tempo foi outro quando se descobriu a importância da formação e a qualificação da formação. Não restou muito tempo para que o sector se transformasse num processo rentável, não só para os clubes como para os agentes desportivos que descobriram o caminho. Foi questão de juntar o útil ao agradável. Ninguém ficou de fora e ninguém podia ficar. Evidente questão de mercado.

Objectivamente a grande diferença reside no facto de os Clubes tentarem rendibilizar a formação com objectivos de alimentação dos vários escalões de formação competitiva, até ao escalão principal, enquanto os Agentes Desportivos se limitam a rendibilizar o espaço temporal da formação inicial, sem continuidade nos escalões sequentes.

O caso específico do SC Farense é o caso que devo pegar. O Clube que está quase a cumprir um século de formação viu-se, simplesmente, ultrapassado pelos condicionalismos do mercado, pelas vontades singulares e por siglas que não asseguram continuidade. É a vontade das pessoas.

Reconhecendo isso, não consigo entender, como é preferível optar por um agente desportivo em detrimento do Farense, quando as instalações de treino são as mesmas, quando foi preciso requisitar treinadores que eram do Farense e de outros clubes, quando se desviam formandos de uma camisola para outra, quando a diferença não reside no valor a despender, nem nos horários disponíveis. Da mesma forma, não consigo perceber opções de mudanças de camisola quando os técnicos são os mesmos e a divisão é inferior.

Eu sei que há razões que a própria razão desconhece, tal como sei que o Farense tem “facturas” a pagar pelo seu “desgoverno” ou insuficiências que a memória não esquece. Mas também sei que o Farense nunca desistiu, em todos os momentos, de continuar a ser Farense; de continuar o seu caminho de formação base, de continuar a alimentar os vários escalões de formação competitiva, independentemente das pessoas. Sem esquecer um novo ciclo promovido por uma nova direcção.

Mas também sei que o Farense é um oceano onde os rios irão desaguar… naturalmente.
.
ETaylor

01/11/09

PORTIMONENSE SC - 17 - SC FARENSE - 0


INFANTIS A
.
1ª Divisão - 3.ª Jornada
Campo 2 Irmãos - Portimão
Jogo: Portimonense SC - 17 - SC Farense – 0
Técnico
: Emídio Taylor
Director de Escalão: Ricardo Mendes
Equipa Inicial: João Suzana; Vítor Amaro; Ruben Rachadinho (Cap), Iuri Peres, Isaac Mendes; Ruben Seixas; Miguel Bagarrão.
Jogaram ainda: João Rosa; Diogo Belela; Igor José
Golos: 0

Comentário:

Mais uma derrota pesada para um grupo de trabalho em construção, que evidencia dificuldades e acusa inícios de processos. Agravada com ausências em recursos limitados. Com 10 unidades de treino, não se pode esperar muito, mas confesso que já esperava melhorias em determinadas funcionalidades. No entanto, só podemos exigir o que o grupo pode oferecer. O objectivo é continuar a trabalhar e acreditar no resultado final, assegurando níveis de confiança.

ETaylor