07/10/10

DIVISÃO ÚNICA NOS INFANTIS


Acredito que quando se inventou a separação dos campeonatos por divisões, não só dos infantis, se estava a pensar na selecção qualitativa de todos os valores envolvidos. Ou seja, tornar os campeonatos mais competitivos, selectivos e exigentes. Com isso potenciar as qualidades das equipas e dos jogadores, numa lógica de evolução e crescimento, em competição adequada. De igual forma, defender a evolução natural e gradual dos jovens praticantes menos capacitados para resposta imediata.

É obvio que os níveis de exigência determinam as competências e o facilitismo tem condução contrária. Tal como exigências precoces têm efeitos nefastos.

Sempre defendi que o escalão de Infantis deve ser o “estágio” indicado e adequado, daí a graduação B e A, na transferência para o escalão seguinte de maior exigência competitiva e muito mais selectivo, como é o escalão de iniciados.

Por isso, tenho alguma dificuldade em perceber as razões da AFA ter decidido eliminar as divisões dos campeonatos de Infantis e ter implementado uma Divisão Única, dividida em 6 séries, sem diferenciação. Ou seja, deixa de existir primeira e segundas divisões no escalão de infantis.

Alguma razão haverá para tal decisão! mas da mesma forma se questiona: Servirá este modelo os interesses do futebol infantil?

Aguardo que alguém me esclareça, porque esclarecido não estou.

Nota: Parece que está previsto um campeonato de Infantis de futebol de 11. As minhas dúvidas residem em factos residuais: Praticantes preparados como? Para jogar onde, quando e a que horas? Quantas equipas irão participar?
.
ETaylor

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde,

As opiniões são sempre discutíveis e como neste blogue acaba por fazer a questão, eu posso tentar dar o meu humilde ponto de vista.

1) a seriação sem critério é para "seriar" com criterio qualitativo real e actual e não tendo em conta o valor da equipa do ano anterior. Já que a seguir as mais fortes jogam com as mais fortes e as mais fracas com as mais fracas.
Mais, o Farense o ano passado foi talvez a maior vitima no ano passado com o que aconteceu com os infantis do Farense, sendo goleado inapelavelmente, sem o minimo respeito e moral por aquelas crianças! será que não é melhor assim? pergunto eu...
2) O campeonato de Infantis, estando a falar de crianças, o vencer é importante pois ninguem aprende unicamente na derrota, mas o facto de não se depender do resultado para não descer de divisão retirando pressão dos dirigentes em relação ao resultado, dando mais tempo ao tecnico para "ensinar" o Futebol e não apenas, o programar para ganhar aos 13 anos sem ter o minimo respeito por todos os atletas e adversario, sendo muitas vezes vencedores aos 13 e vulgares jogadores ao 17... e grande parte da culpa devesse ao querer ganhar a todo o custo.
3) muito mais haveria a dizer... mas as opiniões são livres... não entendo algumas ... mas enfim

AC

Emídio Taylor disse...

Meu caro

Como escrevi noutro post, este é um assunto com prós e contras. Pode ter a certeza que esta matéria tem pano para mangas e motivos para longos debates. Acredite que não é opção apenas com virtudes.

ETaylor