Peço desculpa ao blog mas vou desviar-me do futebol para introduzir o MegaSprinter, mais propriamente para falar abusivamente do meu filho. E conto uma história: O João Taylor como todos os miúdos quando infantes tentam introduzir-se em grupos de amigos através do desporto. Só que por falta de apoio e mais por falta de jeito, foi vendo a rejeição como motivo de descobrir alternativas para se manter ocupado.
.
Descobriu talvez o mais fácil para fazer sem grande esforço, os jogos de computadores e outros derivados, em que podia competir consigo próprio já que não podia competir com ninguém nos desportos mais populares e colectivos. Mas algo atraiçoou as suas resignações e limitações: a sua própria natureza física e mental.
.
Propus desafios para frequentar escolas de futebol. Sem sucesso. Desafiei-o para o Judo, Natação e outros. Sem sucesso. Entretanto, foi descobrindo uma faculdade não trabalhada, de pura natureza. A capacidade de correr rápido em 40 metros.
.
Sem treino, sem orientação, sem obrigação, sem metas. Ele descobriu e moldou as suas próprias capacidades de forma solitária e com isso encontrou o seu próprio desporto. Sem depender de ninguém e sem grupos de rejeição ou aprovação. Só tinha de correr por ele e para alcançar o seu próprio sucesso, contra ninguém e contra qualquer adversário, federado ou não.
.
O objectivo era sempre a próxima competição, mas de forma desprendida, sem preparações e sem pressões. Salvaguardando as aulas de educação física que não podem ser específicas, venceu turmas, escolas, regionais e chegou ao MegaSprinter Nacional como melhor representante do Algarve em Infantis B, com a marca de 5,78 e sem adversários á altura.
.
No MegaSprinter Nacional, realizado na Covilhã, consegue o apuramento para as meias-finais com o melhor tempo de todas as eliminatórias: 5,71.
.
Nas Meias-finais e na série mais complicada (Foram apurados 5 em 8) e, ainda, com uma partida deficiente, consegue uma boa recuperação e alcança a 2.ª posição com 5,67, contra 5,66 do seu adversário directo. Na sua melhor marca individual o fotofinish decidiu o resultado.
Na final, mau grado expectativas diversas, o João Taylor (EB 2,3 D. Afonso III - Faro) disparou para a vitória da sua afirmação pessoal com 5,74 contra 5,77 do seu adversário directo. Deixando claro que o tempo depende muito do desafio proposto pelos adversários. A vitória da força de vontade e da vontade de fazer força e assim, o Algarve conquista mais um troféu nacional, através do MegaSprinter escolar 08.
.
Registo palavras do João: “Não tou nervoso, tou com pressa”. Facto que demonstra a sua capacidade atlética e principalmente mental para enfrentar os seus próprios desafios.
Slogan do João: "Queres correr como eu ? Então bebe leite, muito leite".
.
Final do MegaSprinter em Infantis B (Masculinos):
1.º - João Taylor (EB 2,3 D. Afonso III - Faro - Algarve) - 5,74
2.º - Luís Cardoso (AE Alhadas - Coimbra/Tábuas) - 5,77
3.º - André Ventura (ES/3 Entroncamento - Médio Tejo) - 5,80
.
Registo ainda para o 2.º lugar obtido por Mariana Cabral (EB 2,3 Dr. José Neves Júnior - Faro) no MegaSprinter feminino e no escalão de iniciados e do 3.º lugar obtido por Yara Dorsh (EB 2,3 Poeta Bernardo Passos – S.B. Alportel) no MegaSprinter feminino e no escalão de Infantis A.
.
História das Finais do MegaSprinter em Infantis B (Masculinos):
.
2005 - Óbidos
1.º - André Chelim (Guarda) - 5,76
2.º - João Foguete (Setúbal) - 5,81
3.º - Vítor Mendes (Lezíria/Médio Tejo) - 5,93
.
2006 - Vila Real Sto António
1.º - Diogo Carvalho (Viseu - EB 2,3 Infante D. Henrique) - 5,76
2.º - Francisco Sismeiro (Leiria - Colégio N. Sra de Fátima) - 5,79
3.º - José Viegas (ED Vouga - EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares) - 5,85
.
2007 - Vendas Novas
1.º - Paulo Rodrigues (Douro Sul - EB 2,3 Cinfães) - 5,76
2.º - António Costa (Viseu - Colégio Imaculada Conceição) - 5,76
3.º - Ivo Martins (Algarve - EB 2,3 D. Afonso III - Faro) - 5,80
.
2008 - Covilhã
1.º - João Taylor (Algarve - EB 2,3 D. Afonso III - Faro) - 5,74
2.º - Luís Cardoso (Coimbra/Tábua - AE Alhadas) - 5,77
3.º - André Ventura (Médio Tejo - ES/3 Entroncamento) - 5,80
.
De registar que João Taylor obteve o melhor tempo da Final das competições já realizadas, e curiosamente todos os vencedores anteriores obtiveram o mesmo tempo: 5,76.
ETaylor