Peço desculpa ao blog mas vou desviar-me do futebol para introduzir o MegaSprinter, mais propriamente para falar abusivamente do meu filho. E conto uma história: O João Taylor como todos os miúdos quando infantes tentam introduzir-se em grupos de amigos através do desporto. Só que por falta de apoio e mais por falta de jeito, foi vendo a rejeição como motivo de descobrir alternativas para se manter ocupado.
.
Descobriu talvez o mais fácil para fazer sem grande esforço, os jogos de computadores e outros derivados, em que podia competir consigo próprio já que não podia competir com ninguém nos desportos mais populares e colectivos. Mas algo atraiçoou as suas resignações e limitações: a sua própria natureza física e mental.
.
Propus desafios para frequentar escolas de futebol. Sem sucesso. Desafiei-o para o Judo, Natação e outros. Sem sucesso. Entretanto, foi descobrindo uma faculdade não trabalhada, de pura natureza. A capacidade de correr rápido em 40 metros.
.
Sem treino, sem orientação, sem obrigação, sem metas. Ele descobriu e moldou as suas próprias capacidades de forma solitária e com isso encontrou o seu próprio desporto. Sem depender de ninguém e sem grupos de rejeição ou aprovação. Só tinha de correr por ele e para alcançar o seu próprio sucesso, contra ninguém e contra qualquer adversário, federado ou não.
.
O objectivo era sempre a próxima competição, mas de forma desprendida, sem preparações e sem pressões. Salvaguardando as aulas de educação física que não podem ser específicas, venceu turmas, escolas, regionais e chegou ao MegaSprinter Nacional como melhor representante do Algarve em Infantis B, com a marca de 5,78 e sem adversários á altura.
.
No MegaSprinter Nacional, realizado na Covilhã, consegue o apuramento para as meias-finais com o melhor tempo de todas as eliminatórias: 5,71.
.
Nas Meias-finais e na série mais complicada (Foram apurados 5 em 8) e, ainda, com uma partida deficiente, consegue uma boa recuperação e alcança a 2.ª posição com 5,67, contra 5,66 do seu adversário directo. Na sua melhor marca individual o fotofinish decidiu o resultado.
Na final, mau grado expectativas diversas, o João Taylor (EB 2,3 D. Afonso III - Faro) disparou para a vitória da sua afirmação pessoal com 5,74 contra 5,77 do seu adversário directo. Deixando claro que o tempo depende muito do desafio proposto pelos adversários. A vitória da força de vontade e da vontade de fazer força e assim, o Algarve conquista mais um troféu nacional, através do MegaSprinter escolar 08.
.
Registo palavras do João: “Não tou nervoso, tou com pressa”. Facto que demonstra a sua capacidade atlética e principalmente mental para enfrentar os seus próprios desafios.
Slogan do João: "Queres correr como eu ? Então bebe leite, muito leite".
.
Final do MegaSprinter em Infantis B (Masculinos):
1.º - João Taylor (EB 2,3 D. Afonso III - Faro - Algarve) - 5,74
2.º - Luís Cardoso (AE Alhadas - Coimbra/Tábuas) - 5,77
3.º - André Ventura (ES/3 Entroncamento - Médio Tejo) - 5,80
.
Registo ainda para o 2.º lugar obtido por Mariana Cabral (EB 2,3 Dr. José Neves Júnior - Faro) no MegaSprinter feminino e no escalão de iniciados e do 3.º lugar obtido por Yara Dorsh (EB 2,3 Poeta Bernardo Passos – S.B. Alportel) no MegaSprinter feminino e no escalão de Infantis A.
Registo ainda para o 2.º lugar obtido por Mariana Cabral (EB 2,3 Dr. José Neves Júnior - Faro) no MegaSprinter feminino e no escalão de iniciados e do 3.º lugar obtido por Yara Dorsh (EB 2,3 Poeta Bernardo Passos – S.B. Alportel) no MegaSprinter feminino e no escalão de Infantis A.
.
História das Finais do MegaSprinter em Infantis B (Masculinos):
.
2005 - Óbidos
1.º - André Chelim (Guarda) - 5,76
2.º - João Foguete (Setúbal) - 5,81
3.º - Vítor Mendes (Lezíria/Médio Tejo) - 5,93
.
2006 - Vila Real Sto António
1.º - Diogo Carvalho (Viseu - EB 2,3 Infante D. Henrique) - 5,76
2.º - Francisco Sismeiro (Leiria - Colégio N. Sra de Fátima) - 5,79
3.º - José Viegas (ED Vouga - EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares) - 5,85
.
2007 - Vendas Novas
1.º - Paulo Rodrigues (Douro Sul - EB 2,3 Cinfães) - 5,76
2.º - António Costa (Viseu - Colégio Imaculada Conceição) - 5,76
3.º - Ivo Martins (Algarve - EB 2,3 D. Afonso III - Faro) - 5,80
.
2008 - Covilhã
1.º - João Taylor (Algarve - EB 2,3 D. Afonso III - Faro) - 5,74
2.º - Luís Cardoso (Coimbra/Tábua - AE Alhadas) - 5,77
3.º - André Ventura (Médio Tejo - ES/3 Entroncamento) - 5,80
.
De registar que João Taylor obteve o melhor tempo da Final das competições já realizadas, e curiosamente todos os vencedores anteriores obtiveram o mesmo tempo: 5,76.
ETaylor
16 comentários:
parabéns joao, um abraço Andre Pedro
MUITOS PARABENS JOAO CONTINUA COM MUITA FORÇA E NAO DEIXES NUNCA DE LUTAR PELOS OS TEUS SONHOS!!! MENA -LINDA -PEDRO-PEPO
Olá jovem primo foi uma pequena grande vitória no teu currículo! Podias ter avisado porque eu estava na Covilhã e tínhamos feito uma claque de arrasar. Não te esqueças de avisar quando fores aos Jogos Olímpicos. Beijos dos primos de Lisboa, Paula, Beatriz, Matilde e João (deste são abraços).
Olá, João
3 vivas para um campeão!
Fiquei muito contente com a tua vitória e estou muito orgulhoso de ti: Parabéns!
Este texto está muito bonito e tem uma mensagem muito positiva em que mostra o poder da vontade. A frase "não estou nervoso estou com pressa" pode ser um bom slogan para a próxima competição. Vamos pensar nisso!
Força ai!
Abraço,
Bruno Duarte Eiras
Campeão muitos parabéns, continua sempre assim, isto foi só o princípio tenho a certeza que ainda vais demonstrar muito mais as tuas qualidades, nunca desanimes e sobretudo acredita em ti próprio.
Um abraço do tio Lages.
Moçe, tás bom?
pois é, eu aqui tão perto e na pude ir ver a tua prova. Mas não é q dando na sport tv, logo corri a por 1 tv na cozinha. Com caneco, nem imaginas o pessoal agarrado às panelas a verem-te ali tu a correr, e eu aos gritos com a colher de pau na mau em cima da roda, foi demais puto. Mas o melhor foi depois a ver-te, a receber a medalha, e a ouvir o hino, olha ficaram todos em sentido
(continua)
que acabou a cozinha a cheirar a "bispo".
Foi simplesmente espectacular, ver-te nestes Jogos Olimpicos, agora prepara-te para ir almoçar com o Presidente da Républica.
Sonhar nunca fez mal a ninguém, e tu, puto lindo, podes sonhar à vontade pq bem mereces.
Parabéns João.
Parabéns João Taylor
O teu pai fez um texto q demonstra a tua capacidade e a felicidade dele em ter um filho como tu. Parabéns aos dois e viva o Algarve
Acompanhei de longe a tua prova, fui sofrendo e ficando comovido com os teus feitos, talvez porque te vi crescer e tenho um carinho especial por ti. Não és meu sobrinho, mas é como se fosses.
A mensagem que o teu pai deixou foi uma grande prova de amor, de satisfação, de orgulho... Porque és um miudo 5 estrelas. A tua participação tem mais valor, porque foi inocente, não foste competir, não te preparaste para aquilo, foste porque foste... simplesmente...
É importante acreditares nas tuas capacidades, sejam elas direccionadas para o desporto, para a escola ou para outra coisa qualquer.
Um abraço João, continua a ser o menino que és...
Luis Barradas
Olá, João!
Parabéns pelo prémio, continua assim pois ainda vais dar que falar. Nunca desistas e continua a participar, a esforçar-te para … ganhares ainda mais prémios.
Estarei sempre a apoiar-te. Podes contar sempre comigo!
Inês
Parabéns João
Foste um bom exemplo de um óptimo desportista, com qualidades únicas.
Nunca desanimes vais dar que falar pois tens um talento inédito!
Beijos da prima Inês.
Desconhecia as capacidades atléticas do João e fiquei surpreendido quando recebi um email a informar desta grande vitória.
Muitos parabéns ao João e votos sinceros de muitas mais vitórias, seja nesta ou noutra modalidade.
Os meus cumprimentos também aos pais "babados"!
Um abraço,
TIAGO CAETANO
Olá João!
Desta vez safastes-te porque ficaste em 1.º, mas aviso-te que se alguma vez ficares em 2.º ou 3.º, o castigo vai ser vires do Algarve a Braga em MegaSprinter, assim meu caro amigo, o melhor que podes fazer é ficares sempre em 1.º.
Felicidades.
Um abraço do tio Lages.
Olá, campeão!
Trouxeste bem depressa uma óptima novidade!
Parabéns pela tua pequena mas significante vitória.
Desejo-te que nos Jogos Olímpicos de 2012, fiques em primeiro lugar.
Beijos da Tia Lurdes
Agradeço a todos os que me apoiaram,que me deram força, animo e coragem para condsguir este feito, de que me orgulho muito.
Beijos e abraços.
João Taylor
Ola joão Muitos parabens DO Rafa e familia,Desejamos-te que consigas alcançar todos os teus objectivos um abraço.
Rafa
Enviar um comentário