16/03/08

16.ª JORNADA

Apesar da derrota da Equipa A, em Almancil, o Escalão de Infantis do SC Farense assegurou a subida de divisão, com o 2.º lugar alcançado na série D, podendo confirmar a promoção através da sua Equipa B, que também mantém o 2.º lugar com uma margem confortável, já que seria preciso perder 5 dos 6 pontos que ainda faltam disputar na série C. As duas equipas do Escalão tiveram sortes diferentes, com a Equipa A derrotada em Almancil com o SR Almancilense por 4-3, enquanto a Equipa B voltou a marcar a diferença com uma vitória categórica na Guia, frente ao Guia FC, por esclarecedores 6-1.

SC Farense B

Série: 2.ª Divisão C
Jogo: Guia FC – 1 – SC Farense - 6
Local:
Campo Arsénio Catuna n.º 2 - Guia
Técnico: Nehuen Crespi
Delegado/Dirigente: Celso R. Domingos
Colaboração Técnica: Prof. Antero Afonso
Equipa Inicial: Pedro Anastácio; Nuno Barroca, Pedro Soares, Diogo Mira, Celso Domingos (Cap.), André Afonso, Tiago Campos.
Jogaram ainda: Gonçalo Bento, Bruno Meco e Diogo Lucas
Golos: Celso Domingos (1), André Afonso (2), Diogo Mira (1), Gonçalo Bento (2).
Melhor Jogador Farense: Nuno Barroca
Nota de Reportagem:
Um jogo que se previa difícil que o SC Farense tornou fácil. Superioridade evidente, organização e movimentação colectiva que reflecte o trabalho realizado, confiança e qualidade técnica de jogadores que se encontram confortáveis com as funções colectivas e com as suas acções individuais. Com 3-1 ao intervalo, a Equipa farense voltou a acentuar diferenças no segundo tempo, que permitiu a rotação posicional e de funções de jogadores, com o mesmo sucesso, já a pensar no Mundialito que se avizinha. Esta equipa já é uma certeza, considerando que é uma equipa infantil de 1.º ano.

Por Nehuen Crespi


SC Farense A

Série: 2.ª Divisão D
Jogo: SR Almancilense – 4 – SC Farense - 3
Local:
Campo Municipal de Almancil
Técnico: Emídio Taylor
Delegado/Dirigente: Paulo Águas
Equipa Inicial: Ricardo Chumbinho, Adriano Almeida, André Águas, Rafa, André Filipe Pedro, Tiago Mendonça, Pedro Martins.
Jogaram ainda: João Caninas, Pepo, Bruno Novais, Manuel Caldeira (Cap.), André Cabrita.
Golos: Tiago Mendonça (1), Bruno Novais (1), Manuel Caldeira (1).
Melhor Jogador Farense: Tiago Mendonça e Manuel Caldeira
Nota de Reportagem: A Equipa sabia que este era um jogo de grande responsabilidade e decisivo para as duas equipas. Naturalmente, os praticantes acusaram o peso do jogo, os níveis de ansiedade e o receio de falhar, principalmente quando se confrontaram com a motivação e as novidades na equipa adversária. O SC Farense inaugurou o marcador e ainda teve uma oportunidade clara de aumentar a vantagem, facto que certamente teria influência no jogo. A reacção do Almancilense fez estremecer a estrutura da Equipa, que cometeu 2 erros que alterou tudo. Uma penalidade desnecessária (mão na bola) num pontapé de canto e um balão de longe que surpreendeu o GR farense. Em pouco tempo, o jogo virou completamente e ao intervalo a equipa de Almancil vencia por 2-1.
Na 2.ª parte, reestruturada a equipa, havia o objectivo de controlar o jogo, principalmente a movimentação dos seus dois melhores elementos, armadilhar as transições adversárias e melhorar eficácia no jogo ofensivo. Mas a equipa, teve dificuldades em encaixar no jogo adversário e, em período de total desconcentração, o resultado atinge os 4-1 pondo em perigo a promoção.
A reacção da Equipa foi verdadeiramente notável, e apenas na época transacta foi capaz de reagir da mesma forma. A equipa do SC Farense recuperou carácter e empenhamento, imprimiu dinâmica e velocidade, tomou conta das operações e chegou a 3-4, com uma significativa quantidade de oportunidades desperdiçadas, que lhe deviam conferir outro resultado. Apesar da derrota, a equipa conseguiu atingir os seus objectivos.

ETaylor

5 comentários:

Anónimo disse...

Que crónica cruel! Será que foram só os miúdos que cometeram erros?

Anónimo disse...

Comparar o nível do actual Almancilense com o Guia não faz qualquer sentido! A primeira equipa é de longe melhor.

Anónimo disse...

Parabéns pela subida!!!
Agora há que preparar o próximo ano, pois não é em agosto ou setembro que a época começa a ser preparada...

Anónimo disse...

Parabéns pela subida.
É um prémio merecido, para os miudos e para a equipa técnica.
Trabalhar com tão poucos recursos e conseguir este feito.
Para se poder criticar temos que avaliar todas as condições, as de trabalho, as competências, a qualidade dos atletas, tudo isto é importante. Avaliando tudo isto, só posso concluir que foi um prémio merecido.

Parabéns a quem merece.

Luis Barradas

Anónimo disse...

É claro que estão todos de parabéns, a subida de divisão só foi possível com o esforço de todos (jogadores, técnicos e pais). Mas será que a subida de divisão é o mais importante? Será que não foi colocada demasiada pressão sobre os miúdos em determinados momentos? Nesta idade o futebol deve ser, essencialmente, diversão e formação. Será que se deve crucificar um miúdo de 12 ou 13 anos porque falhou uma penalidade ou porque deixou entrar uma bola cuja defesa parecia fácil? Se eles não fizeram melhor foi porque não conseguiram. Temos é de os ajudar a melhorar para que os erros aconteçam cada vez menos vezes.
Agora é preciso dar continuidade à formação e manter os miúdos em actividade (treinos e torneios) o campeonato acabou mas a época não pode terminar a 15 de Março.