26/02/09

IMORTAL EM SEGUNDO NO PORTO

Neste período de férias de Carnaval, os Infantis A do Imortal DC e do Silves FC participaram no Torneio Juvenil de Futebol de 7, promovido pela Escola de Futebol Hernâni Gonçalves, no Porto.

A equipa do Silves FC ficou em 4.º Lugar, ao perder no jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, com a Escola de Futebol N. Cartagena por 3-2.

A equipa do Imortal DC conseguiu um meritório 2.º lugar, ao perder na final com a equipa da casa, Escola de Futebol Hernâni Gonçalves por 1-0.

Mais informações clicar aqui e aqui.

ETaylor

RESCALDO DA 17.ª JORNADA

Infantis A

A 17.ª jornada do Distrital de Infantis A, confirmou o momento menos bom do Louletano e do Farense, com Imortal, Portimonense e Olhanense a distanciarem-se dos restantes. Por outro lado a luta pela manutenção está cada vez mais complicada, com candidatos na fila.

No jogo em destaque na jornada o SC Olhanense (3.º) recebeu e venceu o debilitado Louletano DC (4.º) por 6-1. O Portimonense SC (2.º) venceu o CF Esperança de Lagos (9.º) por 3-0. A equipa de Lagos desceu para zona de despromoção. O SR Almancilense (10.º) foi surpreender o Ginásio de Tavira (8.º) por 1-0. Excelente resultado na fuga á despromoção e a puxar o ginásio para baixo. O CDR Quarteirense (7.º) venceu em vários campos e em casa o SC Farense (5.º) por 2-1. Com este resultado, a equipa de Quarteira pulou 2 lugares. O Lusitano FC (6.º) revelou-se impotente frente ao Imortal DC (1.º) e perdeu por 7-2. O SR 1.º de Janeiro (12.º) regressou às vitórias vencendo o CD Odeáxere (14.º) por 7-3. O CD Montenegro (11.º) foi vencer a Almancil o Inter de Almancil (13.º) por 3-2.

Para a 18.ª Jornada, o Louletano DC (4.º) vai receber o SC Portimonense (2.º) e não se sabe quando os ventos mudam. Outro jogo interessante vai ser o CD Montenegro (11.º) vs CDR Quarteirense (7.º).

Jogo: CDR Quarteirense vs SC Farense (B)

Infantis B

Nos Infantis B, a Jornada 17 trouxe jornada completa, mas sem surpresas. Imortal DC e CF Esperança de Lagos mantêm uma discussão à parte pela liderança da prova.

No jogo da jornada, o CF Esperança de Lagos (2.º) foi vencer a Portimão o Portimonense SC (4.º) por 3-1 e ultrapassou mais um obstáculo complicado. No outro jogo grande, o SC Olhanense (3.º) recebeu e venceu o Louletano DC (5.º) por 3-2 e ultrapassou o Portimonense. O SC Farense (7.º) somou mais uma vitória ao vencer em Quarteira o CDR Quarteirense (9.º) por um renhido 5-4. Com este resultado a equipa de Quarteira desceu um lugar. O Imortal DC (1.º) foi vencer facilmente o Lusitano FC (10.º) por 9-2. O Inter de Almancil (6.º) recuperou do desaire anterior e venceu o CD Montenegro (12.º) por 3-1. O SR 1.º de Janeiro (8.º) cedeu um inesperado empate caseiro a 3 golos com o CD Odeáxere (11.º) e mesmo assim subiu um lugar, ainda que com os mesmos pontos que o Quarteirense.

A 18.ª Jornada, vai ser dominada pelo jogo: Louletano DC (5.º) vs Portimonense SC (4.º). Outro jogo interessante vai ser o SR 1.º de Janeiro (8.º) vs SC Farense (7.º). O Imortal descansa nesta jornada e o Esperança de Lagos tem a oportunidade de se aproximar.

ETaylor

25/02/09

CDR QUARTEIRENSE - 4 - SC FARENSE - 5

INFANTIS B

2ª Divisão Série A - 17ª Jornada / 09h30.
Campo Municipal de Quarteira - Nº. 2 (Terra Batida)
Assistência: aprox. 30 pessoas
Jogo: CDR Quarteirense - 4 - SC Farense -5
Técnico: Nuno Estevam
Delegado: Luís Gomes
Equipa Inicial: 18 - José Teixeira (30'), 2 - Diogo Martins (Cap.) (60'), 3 - Pedro Martins (60'), 4 - José Silva (60'), 5 - Duarte Esteves (60'), 10 - Rúben Rachadinho (36') e 16 - Daniel Silva (15').
Jogaram ainda: 1 - Igor José (30'), 6 - Rudi Madeira(11'), 7 - Andriy Oleksyn (29'), 8 - Rafael Fragoso (19').
Golos: Duarte Esteves (18' e 45'), Andriy Oleksyn (26' e 36') e Rafael Fragoso (52')
Melhor jogador em campo: A EQUIPA Farense

Nota de Reportagem: Realizando bons jogos, vindo em crescendo, melhorando o rendimento/eficiência do trabalho realizado em campo, fazendo jus ao lema da equipa: “Joga Bem, Joga Bonito”, a equipa SC Farense queria deixar o perfume do seu futebol em Quarteira, e assim foi.

Começo pelo fim, que jogo brilhante a equipa farense realizou, a defender, a atacar, na gestão de jogo, perante um adversário que optou sempre pelo contra-ataque, e sempre pelo mesmo atleta (com qualidades de um iniciado - alto, rápido, com alguma capacidade técnica e remate forte), beneficiando este do trabalho dos restantes colegas. Um jogador por muito bom que seja, nunca poderá ganhar a uma equipa. E foi o que sucedeu, a equipa visitante de forma organizada, com muita entreajuda e espírito de sacrifício, levou de vencida a estratégia adversária. Mais, deixou em campo uma imagem de marca daquilo que é e deve ser a formação, e em particular a do SC Farense. Todos jogam, todos contribuem, todos ficam satisfeitos por terem participado/contribuido de forma muito positiva para a equipa, algo que no passado recente (jogos anteriores), não se pôde combinar com o resultado (exibição vs resultado).
.
Relativamente à partida, os minutos iniciais foram de estudo de ambas as equipas, onde o Quarteirense mais espevitado e "surpreendendo" a equipa visitante, na sua forma de jogar e com a estatura de alguns atletas (3), faria com que o Farense necessitasse de se adaptar ao estilo de jogo adversário e principalmente aos seus intervenientes. Curiosamente ou não, o SC Farense não acusou dificuldades no pelado, mostrando-se concentrado e rigoroso nos aspectos técnicos do passe e recepção, importantíssimos neste tipo de terreno.
.
Com lances mais perigosos nos primeiros 10 minutos, a equipa visitada aproveita a indefinição de tarefas de entreajuda do adversário, criando 3 situações de remate, no entanto, mal direccionados. Estava definido o estilo de jogo do Quarteirense. O SC Farense identificado e ajustado ao mesmo, fez com que a partir daqui a partida fosse mais repartida, proporcionando mais lances, perto de cada uma das áreas, onde o sentido posicional e de antecipação farenses anulavam as jogadas contrárias, promovendo depois, com a bola em seu poder, ataques cada vez mais perigosos, culminando em golo aos 18 minutos por intermédio de Duarte, que em segunda oportunidade concedida pelo Guarda-Redes, e de pé esquerdo, facturou no seguimento de excelente jogada colectiva (poucos toques, mudança de flanco e criação de oportunidade a 2 jogadores). O segundo golo teve a mesma base, jogada colectiva, com desmarcações e passes para o espaço vazio proporcionado pelo adversário (sempre ou quase sempre com 3 defesas que não deveriam ter indicações para se aventurarem no ataque), e na recarga Andriy aumenta a vantagem. Perto do intervalo, e ainda com o resultado em 1-0, a equipa de Quarteira teve uma das poucas oportunidades de marcar, mercê de uma descompensação (subida ao ataque do defesa), onde à entrada da área só com o guarda-redes pela frente, o "iniciado" atira muito forte mas à figura.
.
Na segunda parte, a velocidade empregue nos minutos iniciais pelo Quarteirense, causam muitas dificuldades, resultado também da alteração da estratégia até então, colocando um jogador no apoio ao "Iniciado" (passando de 3x2x1 para um 3x1x2). Das dificuldades criadas a equipa visitante cortava os lances como podia, mas da forma "proibida" (falada na palestra - evitar conceder cantos, devido a estatura de alguns dos jogadores adversários). Foi na sequência de dois cantos, a papel químico mas de lados opostos, que a equipa visitada logrou empatar a partida, aos 34 e 39 minutos, em bola batida ao primeiro poste, e uma das torres a desviar para o 2º poste. Na resposta e ao minuto 40, Andriy coloca novamente o Farense em vantagem, aproveitando excelente desmarcação de Duarte.
.
Oito minutos volvidos, Duarte aumenta a vantagem, solidificando assim a verdade do jogo, premiando o empenho, e a qualidade de futebol praticado. Do Quarteirense pouco se via na segunda parte, mercê da saída do "Iniciado", e só dava farense o jogo. Rodando os jogadores, refrescando funções, eis que Rudi não rende na posição atribuída, sendo substituído por Rafael, mais rotinado na posição e mais exigente para com os defesas, consegue num roubo de bola perto da área, fazer gato sapato do defesa e com grande classe marcar o 5-2. Mudava-se os jogadores mas o rendimento mantinha-se alto e com grande qualidade.
.
Na ponta final, com algumas unidades a acusarem desgaste maior, o jogo farense descaracteriza-se, passando a ser jogado mais individualmente (!!!), enquanto o Quarteirense, recolocando a sua arma, consegue diminuir distâncias no marcador, na sequência de duas bolas com defesa incompleta por parte do guardião da equipa visitante. A ponta final da partida foi vivida com alguma emoção extra, mais pelas oportunidades desperdiçadas pelo SC Farense, do que pelas chances (poucas) do adversário (a jogar mais com o coração que com a cabeça), para poder empatar a partida.
.
Como sumário pode-se afirmar com clareza que esta foi a melhor exibição da época, pela exibição constante em toda a partida, pela entrega sem limites dos seus intervenientes, pela qualidade do futebol praticado, perante um adversário complicado e um piso "desconhecido". O resultado peca por ter sido pela diferença mínima, na medida em que o SC Farense jogou o suficiente para justificar uma vantagem mais dilatada. O desafio a que nos propomos nos próximos jogos, será manter, no mínimo, o nível apresentado, o que a avaliar pelos treinos e jogos, vamos ter novamente.

.
Nuno Estevam

21/02/09

DERROTA E VITÓRIA EM QUARTEIRA

A contar para a 17.ª Jornada do Campeonato de Infantis A, o SC Farense teve uma deslocação complicada a Quarteira de onde saiu derrotado por 1-2 frente ao CDR Quarteirense. As limitações do plantel estão a fazer acender as luzes de alerta.

Em relação ao Infantis B, a equipa do SC Farense também em deslocação a Quarteira, conquistou uma vitória tão difícil como merecida por 5-4 frente ao CDR Quarteirense.

Voltaremos com o rescaldo da jornada.

ETaylor

18/02/09

RESCALDO DA 16.ª JORNADA

Infantis A

A 16.ª jornada do Distrital de Infantis A, ficou marcada pela surpreendente derrota caseira do Louletano que em 3 jornadas perdeu 8 pontos. Alguma coisa se passa com a equipa. Outro resultado inesperado aconteceu em Almancil com a derrota do Lusitano. Na liderança, nada de novo.

No jogo em destaque na jornada o SC Olhanense (3.º) foi vencer a Lagos o CF Esperança de Lagos (8.º) por concludentes 8-1. A equipa de Olhão está em franca recuperação. O Louletano DC (4.º) foi surpreendido em casa pelo Ginásio de Tavira (7.º) que venceu por 3-2. Não é normal o Louletano desperdiçar tantos pontos em 3 jornadas. Em Almancil o SR Almancilense (10.º) venceu claramente o Lusitano FC (6.º) por 4-1. O Lusitano desceu um lugar por troca com o Farense. O Portimonense SC (2.º) teve uma deslocação a Faro para vencer com relativa facilidade o CD Montenegro (11.º) por 4-1. O SC Farense (5.º) regressou ás vitórias frente ao Inter de Almancil (13.º) vencendo por 4-2 e recuperando a 5.ª posição. O CDR Quarteirense (9.º) foi vencer a Odeáxere o CD Odeáxere (14.º) por 5-3 e alcançou o Esperança de Lagos na classificação. A luta pela permanência está ao rubro. O líder Imortal DC (1.º) não teve dificuldades em vencer o SR 1.º de Janeiro (12.º) por 9-2.

Para a 17.ª Jornada, vamos ter grandes jogos: o SC Olhanense (3.º) vs Louletano DC (4.º); o SC Portimonense (2.º) vs CF Esperança de Lagos (8.º); o CDR Quarteirense (9.º) vs SC Farense (5.º); o Lusitano FC (6.º) vs Imortal DC (1.º) e o Ginásio de Tavira (7.º) vs SR Almancilense (10.º). A coisa promete.

Jogo: SC Farense vs Inter de Almancil (B)

Infantis B
.
Nos Infantis B, a Jornada 16 não trouxe novidades, mesmo considerando a vitória do Esperança de Lagos sobre o Olhanense e apesar do resultado escasso do Imortal líder da prova.
.
No jogo da jornada, o CF Esperança de Lagos (2.º) recebeu e venceu o SC Olhanense (3.º) por 4-2 e mantém a perseguição ao Imortal. O Portimonense SC (3.º) venceu em Faro o CD Montenegro (12.º) por 7-1 e subiu na classificação. O SC Farense (7.º) não teve dificuldades frente ao Inter de Almancil (6.º) e venceu por concludentes 10-2. Na primeira volta tinha vencido por 11-0. O Imortal DC (1.º) recebeu e venceu o SR 1.º de Janeiro (9.º) por escassos 2-1. O CDR Quarteirense (8.º) venceu fora o CD Odeáxere (11.º) por 3-1 e subiu na classificação.

O Louletano DC (5.º) e o Lusitano FC (10.º) descansaram nesta jornada.

.
A 17.ª Jornada, vai ser dominada pelos jogos: SC Olhanense (3.º) vs Louletano DC (5.º); Portimonense SC (3.º) vs CF Esperança de Lagos (2.º) e CDR Quarteirense (8.º) vs SC Farense (7.º).

.
ETaylor

SC FARENSE - 10 - INTER DE ALMANCIL - 2

INFANTIS B


2ª Divisão Série A - 16ª Jornada / 15h00
Campo do Complexo Desportivo da Penha (Faro)
Assistência: 120 pessoas
Jogo: SC Farense - 10 - Internacional de Almancil - 2
Técnico: Nuno Estevam
Delegado: Luís Gomes
Equipa Inicial: 12-Diogo Belela (30'), 2-Diogo Martins (Cap.) (40'), 4-José Silva (40'), 5-Duarte Esteves (50'), 6-Rudi Madeira (25'), 8-Rafael Fragoso (40'), 11-David Costa (50').
Jogaram ainda: 18-José Teixeira (30'), 3-Pedro Martins (30'), 7-Andriy Oleksyn(20'), 10-Rúben Rachadinho (30'), 14-Carlos Costa (35').
Golos: David Costa (2' e 42'), José Silva (13'), Carlos Costa (18' e 22'), Rafael Fragoso (28' e 57'), Andriy Oleksyn (36' e 48') e Duarte Esteves(37').
Melhores em campo: Carlos Costa, Pedro Martins e Rúben Rachadinho.

Este jogo marcou o regresso ás vitórias da equipa farense e conduziu á recuperação anímica para enfrentar o resto da competição. Cedo se constatou que a superioridade farense era evidente, faltando apenas materializar através de golos. Aos dois minutos, David inaugurou o marcador, surpreendendo o Inter com o golo da igualdade na resposta. A partir daqui só deu Farense. Circulação de bola, movimentação colectiva, segurança defensiva e objectividade nas acções ofensivas. Não surpreendeu que a equipa da casa se adiantasse novamente no marcador através de José Silva, após jogada estudada e trabalhada nos treinos. Com a entrada de Carlos Costa, o Farense aumentou a velocidade de jogo e acentuou a sua superioridade. O caudal de jogo ofensivo conduziu a que a vantagem se cifrasse em 5-1 ao intervalo.

No segundo tempo, o técnico Nuno Estevam introduziu alterações no sete, mas o rendimento manteve-se elevado. Entraram Rachadinho (com o seu futebol técnico, criativo e impulsionador), Pedro Martins e o estreante Andriy (que viu chegada finalmente a possibilidade de jogar, após três épocas de espera por autorização da FPF). Nova avalancha ofensiva e futebol bem desenvolvido, anulando qualquer iniciativa de jogo da equipa do Inter, resultaram em mais cinco golos. Perto do final, a equipa do Inter ainda conseguiu reduzir para 10-2, fixando o resultado final.
E do ESFORÇO se faz a VITORIA que nunca mais murchará a semente, do ARROJO, da FAMA e da GLÓRIA.

António Tavares

15/02/09

SC FARENSE - 4 - INTER DE ALMANCIL - 2

INFANTIS A
.

1ª Divisão - 16.ª Jornada
Campo do Complexo Desportivo da Penha (Faro)
Jogo: SC Farense - 4 – Inter de Almancil - 2
Técnico: Nehuen Crespi
Coordenador Técnico: Antero Afonso
Equipa Inicial: Miguel Carvalho; Pedro Soares, Nuno Barroca, Diogo Mira, Rodrigo Silva, Sadjó e Diogo Lucas.
Jogaram ainda: Daniel e Tiago Campos
Suplentes: Ruben Brito, Pedro Anastácio.
Golos: Sadjó (2), Nuno Barroca (1), Diogo Lucas (1).
Melhor Jogador Farense: Sadjó
.
Nota de Reportagem: O SC Farense regressou às vitórias. Ainda sem Celso Domingos e André Afonso, jogadores influentes, e com um plantel muito reduzido, a equipa farense tenta disfarçar as limitações e criar condições para responder ás exigências da competição. O SC Farense mantém a consistência de jogo e a organização estrutural, mas é evidente a falta dos elementos que promovem desequilíbrios e asseguram a diferença. Neste jogo, a vitória nunca esteve em causa, apesar das dificuldades que o adversário ofereceu.

ETaylor

14/02/09

REGRESSO ÀS VITÓRIAS

A contar para a 16.ª Jornada do Campeonato de Infantis A, o SC Farense regressou às vitórias vencendo o Inter de Almancil por 4-2. Ainda sem Celso e André e com um plantel muito reduzido, a equipa farense tenta disfarçar as limitações. Dos resultados já conhecidos, registo para a derrota do Lusitano em Almancil frente ao Almancilense por claros 4-1. Com estes resultados o SC Farense subiu para 5.º lugar. O Imortal foi vencer tranquilamente o SR 1.º de Janeiro por 9-2.

Em relação ao Infantis B, a equipa do SC Farense recebeu o Inter de Almancil e voltou a exibir-se em grande plano, batendo o adversário por claros 10-2.

Voltaremos com o rescaldo da jornada.

ETaylor

11/02/09

RESCALDO DA 15.ª JORNADA

Infantis A

A 15.ª jornada do Distrital de Infantis A, ficou marcada pelo empate caseiro do Louletano DC com o Esperança de Lagos e pela vitória concludente do Portimonense sobre o Farense. Na liderança, nada de novo.

No jogo em destaque na jornada o Portimonense SC (2.º) venceu confortavelmente o desfalcado SC Farense (6.º) por 5-1. O Louletano DC (4.º) cedeu um empate caseiro a 4 golos com o CF Esperança de Lagos (7.º). Em dois jogos consecutivos a equipa de Loulé perdeu 5 pontos. O SC Olhanense (3.º) a atravessar um bom momento recebeu e venceu o CD Montenegro (10.º) por 5-0. Em Quarteira, o líder Imortal DC (1.º) não teve dificuldades em vencer o CDR Quarteirense (9.º) por 4-0. O Inter de Almancil (13.º) venceu sem apelo o lanterna vermelha CD Odeáxere (14.º) por 13-0. O Ginásio de Tavira (8.º) na fuga á despromoção recebeu e venceu o Lusitano FC (5.º) por 3-2. O SR 1.º de Janeiro (12.º) não foi além de um empate caseiro com o SR Almancilense (11.º) com 1-1.

Para a 16.ª Jornada, vamos ter o Louletano DC (4.º) vs Ginásio de Tavira (8.º), o CF Esperança de Lagos (7.º) vs SC Olhanense (3.º) e o SR Almancilense (11.º) vs Lusitano FC (5.º).

Foto: www.pscinfantisb.blog.pt - Jogo: Portimonense vs Farense

Infantis B

Nos Infantis B, a Jornada 15, ficou marcada pela vitória do Esperança de Lagos em Loulé e pela vitória do Portimonense sobre o Farense. No topo da tabela o Imortal DC continua na liderança.

No jogo da jornada, o CF Esperança de Lagos (2.º) foi vencer a Loulé o Louletano DC (3.º) por 2-1. O Portimonense SC (5.º) recebeu e venceu o SC Farense (7.º) por 5-2. O Imortal DC (1.º) foi a Quarteira vencer o CDR Quarteirense (9.º) por 4-0. O SC Olhanense (3.º) venceu facilmente o CD Montenegro (12.º) por 8-0. O Inter de Almancil (6.º) venceu com alguma dificuldade o CD Odeáxere (11.º) por 2-0.
O SR 1.º de Janeiro (8.º) e o Lusitano FC (10.º) descansaram nesta jornada.

A15.ª Jornada é dominada pelo confronto entre CF Esperança de Lagos (2.º) vs SC Olhanense (3.º). Outro jogo a seguir vai ser o SC Farense (7.º) vs Inter de Almancil (6.º).

.
ETaylor

PORTIMONENSE SC - 5 - SC FARENSE - 2

INFANTIS B

2ª Divisão Série A - 15ª Jornada / 09h30.
Estádio Dois Irmãos - Sitio da Borralha, Portimão
Assistência: aprox.40 pessoas
Jogo: Portimonense SC - 5 - SC Farense - 2
Técnico: Nuno Estevam
Delegado: Luís Gomes
Equipa Inicial: 1-Igor José (30'), 2-Diogo Martins (Cap.) (60'), 3-Pedro Martins (52'), 4-José Silva (60'), 6-Rudi Madeira (28'), 14-Carlos Costa (30'),15-Manuel Alexandre (32').
Jogaram ainda: 8-Rafael Fragoso (14'), 10-Rúben Rachadinho (30'), 11-David Costa (28'), 16-Daniel Silva (16') e 18-José Teixeira (30').
Golos: 10' - Manuel Alexandre e 42' - Rúben Rachadinho (gp)
Melhor jogador: A EQUIPA Farense

Tempo chuvoso, campo alagado e uma equipa complicada aguardavam o SC Farense nesta deslocação a Portimão. Dentro das possibilidades que o relvado oferecia, ambas as equipas prometiam um jogo bem disputado e competitivo. Nomeadamente a equipa Farense, apostada em recuperar qualidades já evidenciadas.

A verdade é que a equipa Farense demorou bastante tempo a adaptar-se ao tipo de jogo que o relvado exigia. O Portimonense, mais prático e menos técnico, adaptou-se melhor e disso tirou partido, já que aos 3 minutos inaugurou o marcador beneficiando precisamente de uma bola presa na água. Respondeu o Farense aos 10 minutos com um golo de Manuel Alexandre para repor a igualdade.

Ao longo da primeira parte, o Farense insistia em praticar o futebol que conhece melhor, mais técnico e rápido, mas esbarrou sempre na organização defensiva do adversário e nas limitações do terreno. O Portimonense, por sua vez, não facilitava e optava pelo futebol directo, com lançamentos longos e maior objectividade. Neste cenário o Portimonense conseguiria marcar mais 2 golos, um deles já em período de desconto dado pelo Árbitro e em clara posição de fora-de-jogo.

Na segunda parte, o cenário repetiu-se com o SC Farense a jogar e o Portimonense a marcar. Jogando em contra-ataque e ataque rápido a equipa da casa chega ao 4-1. O cariz do jogo não mudava e o Farense conseguiu reduzir para 4-2, através de uma grande penalidade convertida por Rachadinho. De registar, que o Árbitro não teve uma actuação brilhante, na medida em que permitiu faltas defensivas sem a devida punição.

A equipa do Farense, mau grado a diferença no marcador, nunca desistiu de procurar outro resultado, mas não conseguiu superar o estado do terreno, o adversário e o seu excelente guarda-redes. O Portimonense, ainda conseguiu marcar mais um golo, fixando o resultado final em 5-2. Num resultado demasiado desnivelado para o que se passou em campo, o Farense viu penalizado o seu empenho, enquanto o Portimonense viu premiada a sua objectividade e adaptação ao terreno de jogo.

Palavra final para o excelente espírito de combatividade, empenho e abnegação (embora nem sempre da melhor maneira), da equipa Farense, dando a entender que está a recuperar e já perto do seu melhor. Perdeu-se o jogo mas ganhou-se, claramente, uma EQUIPA.
.
António Tavares

08/02/09

DERROTAS EM PORTIMÃO

A contar para a 15.ª Jornada do Campeonato de Infantis A, o SC Farense teve uma deslocação complicada a Portimão para defrontar o segundo classificado e velho conhecido Portimonense SC, de onde saiu com uma derrota esclarecedora por 5-1. A equipa farense atravessa uma fase complicada, com muitas lesões em jogadores fundamentais que lhe retiram competitividade e competência.

Em relação ao Infantis B, a equipa do SC Farense em igual deslocação, não teve melhor sorte e também perdeu o jogo com o Portimonense SC por 5-2. As dificuldades do calendário têm dificultado a recuperação da equipa que atravessa uma fase menos positiva.


Voltaremos com o rescaldo da jornada.

ETaylor

05/02/09

RESCALDO DA 14.ª JORNADA

Infantis A
.
A 14.ª jornada do Distrital de Infantis A, ficou marcada pela derrota surpreendente do Louletano em Faro frente ao CD Montenegro e confirmou a liderança do Imortal DC que aumentou a vantagem em relação aos seus mais directos adversários. Imortal que ainda não perdeu, tem o melhor ataque e a melhor defesa.

No jogo em destaque na jornada o SC Olhanense (3.º) foi vencer no campo do SC Farense (6.º) por 3-0, subindo um lugar na classificação, beneficiando da derrota do Louletano. O SC Farense desceu perigosamente para a 6.ª posição. O CD Montenegro (10.º) foi a grande sensação da jornada ao vencer o candidato Louletano DC (4.º) por 3-0. Louletano que desceu 2 lugares na classificação. O Imortal DC (1.º) não teve dificuldades em vencer o Inter de Almancil (13.º) por esclarecedores 7-1. O Portimonense SC (2.º) subiu um lugar na classificação ao vencer o CD Odeáxere (14.º) por 5-1. A equipa de Odeáxere ainda não logrou obter qualquer ponto. O Lusitano FC (5.º) venceu facilmente o SR 1.º de Janeiro (12.º) por 8-2. A equipa de VRS António trocou de posição na tabela classificativa com o Farense. O CDR Quarteirense (8.º) não facilitou e foi vencer em Almancil o SR Almancilense (11.º) por 3-2. A equipa de Almancil desceu um lugar e a de Quarteira manteve-se acima da linha d’água. O CF Esperança de Lagos (7.º) também não facilitou no confronto directo com o Ginásio de Tavira (9.º) e venceu por 3-1. A equipa de Tavira desceu uma posição.

Para a 15.ª Jornada, vamos ter o clássico Portimonense SC (2.º) vs SC Farense (6.º), jogo que ambas as equipas não podem perder e ainda o Louletano DC (4.º) vs CF Esperança de Lagos (7.º), o CDR Quarteirense (8.º) vs Imortal DC (1.º) e o Ginásio de Tavira (9.º) vs Lusitano FC (5.º).

Foto: CD Odeáxere vs Portimonense SC
Infantis B

Nos Infantis B, a Jornada 14, não trouxe mexidas no topo da tabela e o Imortal DC continua na liderança.

No jogo da jornada, o SC Olhanense (4.º) foi vencer o SC Farense (7.º) por 3-2. A equipa do Farense ainda não venceu qualquer jogo depois do Natal. O Imortal DC (1.º) venceu com relativa facilidade o Inter de Almancil (6.º) por 5-2. O Portimonense SC (5.º) foi vencer o CD Odeáxere (11.º) por escassos 2-1. O SR 1.º de Janeiro (8.º) igualou o Farense na classificação mercê da vitória na casa do Lusitano FC (10.º) por 2-1. O Louletano DC (3.º) não facilitou e goleou em Faro o CD Montenegro (12.º) por 8-0. CF Esperança de Lagos (2.º) e CDR Quarteirense (9.º) descansaram nesta jornada.

Para a 15.ª Jornada, vamos ter o clássico Portimonense SC (5.º) vs SC Farense (7.º) e ainda o escaldante Louletano DC (3.º) vs CF Esperança de Lagos (2.º).

.
ETaylor

04/02/09

SC FARENSE - 2 - SC OLHANENSE - 3

INFANTIS B

2ª Divisão Série A - 14ª Jornada / 17h30.
Campo Complexo Desportivo da Penha (Faro)
Assistência: aprox.120 pessoas
Jogo: SC Farense - 2 - SC Olhanense - 3
Técnico: Nuno Estevam
Delegado: Luís Gomes
Equipa Inicial: 1-Igor José (30'), 4-José Silva (60'), 5-Duarte Esteves (40'), 8-Rafael Fragoso (36'), 10-Ruben Rachadinho (45'), 14-Carlos Costa (Cap.) (25'), 15-Manuel Alexandre(25')
Jogaram ainda: 2- Diogo Martins (35'), 6-Rudi Madeira (35') 11-David Costa (35'), 16-Daniel Silva(24'), 18-José Teixeira (30')
Golos: Rudi Madeira 41', Ruben Rachadinho 43'
Melhores jogadores: David Costa, Daniel Silva, Diogo Martins


A Equipa do SC Farense atravessa uma fase menos boa no campeonato. Pratica bom futebol, notam-se princípios de jogo, mas demonstra uma irregularidade competitiva preocupante. Revela fragilidades e falta de concentração em momentos importantes e falta de confiança nas suas reais capacidades. Este jogo com o SC Olhanense foi o espelho do momento.

Jogo repleto de emoções, muito disputado, com o SC Olhanense a demonstrar maior clarividência e eficácia, ao contrário do SC Farense que se apresentou complicativo e sem soluções em zona de finalização, apesar do equilíbrio em todas as fases do jogo. Saída para o intervalo com a equipa de Olhão a vencer por 1-0.

No segundo tempo, a equipa farense entrou mais forte, com melhor circulação de bola mas com pouca objectividade. Muito por culpa da boa organização defensiva do adversário. Com o desenrolar do jogo o Olhanense foi recuperando posições e acabou por aumentar a vantagem para 2-0.

A partir daqui o SC Farense tem uma reacção digna de registo e aos 41 minutos Rudi Madeira reduz a diferença na transformação de um livre, para aos 43 minutos chegar ao empate, através de uma jogada extraordinária entre Rudi e Rachadinho, com este isolado e á saída do Guarda-redes a concretizar com um chapéu de bom recorte técnico. Com o Olhanense a acusar o toque, mas sem deixar de procurar o golo, o jogo permitia pensar que o Farense poderia chegar á vitória. No entanto, as oportunidades desperdiçadas acabariam por castigar novamente a equipa farense que ao cair do pano não conseguiu neutralizar a maior eficácia do Olhanense que conquistaria a vitória com mais um golo. Quem não marca, arrisca-se a sofrer aplica-se na perfeição.

É necessário que os Gatinhos se transformem em verdadeiros Leões e dar sequência ao espírito do SC Farense:
Com os olhos postos no futuro,
e a grandeza que o sonho nos traz,
mostraremos ao mundo as façanhas,
de que a gente de Faro é capaz.
.
António Tavares

01/02/09

SC OLHANENSE COM 2 VITÓRIAS

A contar para a 14.ª Jornada e primeira da segunda volta do Campeonato de Infantis A, o SC Farense recebeu e perdeu com o SC Olhanense por 0-3, naquele que era o jogo da jornada.
Dos resultados já conhecidos desta jornada, destaque para a vitória do CDR Quarteirense em Almancil frente ao SR Almancilense por 3-2; a vitória do Lusitano FC frente ao SR 1.º de Janeiro por 8-2 e a vitória do Imortal DC sobre o Inter de Almancil por 7-1.
.
Em relação ao Infantis B, a equipa do SC Farense não conseguiu impedir a vitória do SC Olhanense por 2-3.
Dos resultados já conhecidos, destaque para a vitória do SR 1.º de Janeiro em VRS António sobre o Lusitano FC por 2-1.

Voltaremos com o rescaldo da jornada.


ETaylor

NUNO CARVALHO E A SUA PAIXÃO

Quando tenho oportunidade procuro saber como estão aqueles que já foram meus Infantis. Desta vez procurei Nuno Carvalho e fiz-lhe algumas perguntas para partilhar aqui no blog. (Na foto do logo do blog, Nuno Carvalho é o terceiro a contar da esquerda)

Recordo-me de Nuno Carvalho como um miúdo bom, honesto, de convicções e com um coração do tamanho do mundo. Como praticante era um jogador de emoções, de estatura baixa mas de elevado talento. Achava eu que era uma promessa com futuro reservado. Era só dar-lhe tempo para crescer.

Fui treinador do Nuno Carvalho durante duas épocas nos Infantis B (2001/2002) e Infantis A (2002/2003) e pertence ao grupo de trabalho que conquistou o último título do futebol infantil do SC Farense.
Perguntei-lhe que recordações guarda desse tempo: “Já foi há algum tempo mas é impossível esquecer aquelas 2 épocas, o grupo era muito unido e muita por culpa do nosso treinador também. Acima de tudo éramos um grupo de amigos que gostava de jogar futebol, pois não era só nos treinos que nos encontrávamos, éramos colegas de turma (alguns) e amigos. A melhor parte da época foi sem duvida o jogo do título, em que estávamos dependentes de terceiros e mesmo assim conseguimos ganhar na última jornada. Foi um momento inesquecível.

Tecnicamente evoluído, gostava de jogar como extremo clássico, daqueles que partia os rins aos laterais. Na segunda época de infantis acusou algumas dificuldades devido á maior exigência competitiva e qualidade do grupo.
Perguntei-lhe o que tem feito do seu futebol: “Desde que deixei o futebol “a sério”, apenas jogo com os meus amigos ocasionalmente.”

Na transição para os iniciados, as dificuldades aumentaram, nomeadamente pelo excedente de disponíveis e por ser de 1.º Ano. Nunca aceitou ir rodar noutros clubes e desistiu. Sempre lhe disse para nunca desistir e dar uma oportunidade a si próprio. As suas convicções falaram sempre mais alto.
Sobre essa matéria vejo que não se quer alongar: “Apenas fiz a Pré-época, depois abandonei o futebol.”

Recordo a sua paixão pelo SC Farense. Ele não jogava no Clube apenas pelo prazer, jogava porque essa era a sua missão, o seu direito e a sua obrigação. Recordo também que nas viagens era ele que transformava o grupo em claque do Farense.
"Desde que me lembro de existir que me habituei a ir ver o Farense. Uma das coisas que o meu avô e o meu pai sempre fizeram, foi ao domingo levar-me ao futebol para ver a nossa equipa jogar no principal escalão do futebol português. A minha entrada para a claque deu-se quando abandonei o futebol e foi a melhor maneira que encontrei, na altura, de apoiar o meu clube, e não me arrependo em nada da escolha que fiz, muito antes pelo contrário."

Recordo que dificilmente perdia um jogo dos seniores do SC Farense e perguntei-lhe como viveu a “queda” do seu clube.
"É sempre complicado ver o nosso clube descer de divisão, ainda para mais da maneira como aconteceu, fomos desde a 1ª Divisão até á ultima. Foram momentos difíceis, principalmente quando o futebol sénior acabou. Mas isso é passado e de momento o Farense está em ascenção, apesar dos problemas que continuam a existir. Problemas que supostamente serão resolvidos com a venda do Estádio, já prevista há muitos anos e ou muito me engano ainda vai levar algum tempo, e quem sai prejudicado com isto tudo é o Farense."

Se ainda jogasse futebol, Nuno Carvalho estaria a cumprir o 2.º Ano de Juniores, não estando perguntei-lhe que projectos tinha para o futuro:
"Acabar os Estudos. De momento estou a repetir matemática do 12º ano e espero para o próximo ano lectivo entrar na universidade."

Continua assim, Nuno. Um miúdo bom, honesto, de convicções e com um coração do tamanho do mundo.

ETaylor