26/09/09

O SORTEIO DOS INFANTIS


Pelas razões já conhecidas, o SC Farense apenas inscreveu a equipa de Infantis A, no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão do escalão. A AFAlgarve já realizou o sorteio dos jogos para a época 2009/10, para o escalão de Infantis A e B, com início agendado para 17 de Outubro 09.

O Sorteio realizado forneceu o seguinte calendário:

Infantis A, 1.ª Divisão Distrital – 1.ª Jornada:

CF Esperança de Lagos – Imortal DC
FC S. Luís – Louletano DC
CDR Quarteirense – GD Lagoa
Portimonense SC – ACRA 1.º Dezembro
FC Ferreiras – SC Olhanense
Lusitano FC VRSA – SC Farense
Silves FC – Sporting Clube Algarve

Resto do calendário da equipa do SC Farense (1.ª Volta):

2.ª Jornada: SC Farense – FC Ferreiras
3.ª Jornada: Portimonense SC – SC Farense
4.ª Jornada: SC Farense – CDR Quarteirense
5.ª Jornada: FC S. Luís – SC Farense
6.ª Jornada: SC Farense – CF Esperança de Lagos
7.ª Jornada: Imortal DC – SC Farense
8.ª Jornada: SC Farense – Louletano DC
9.ª Jornada: GD Lagoa – SC Farense
10.ª Jornada: SC Farense – ACRA 1.º de Dezembro
11.ª Jornada: SC Olhanense – SC Farense
12.ª Jornada: Silves FC – SC Farense
13.ª Jornada: SC Farense – Sporting Clube Algarve

Convenhamos que o sorteio foi demasiado exigente, com jogos consecutivos com candidatos ao título: Esperança de Lagos, Imortal e Louletano, fora o resto.

Nesta época do campeonato da 1.ª Divisão de Infantis, adivinha-se uma prova muito bem disputada, considerando os registos das Equipas B da época anterior e sem conhecer as reais capacidades das equipas que subiram de divisão. CF Esperança de Lagos (Campeão de Escolas e dos Infantis B em anos seguidos), Imortal DC (O campeão em título e vice campeão em B’s), SC Olhanense (3.º lugar em B’s e com lugar assegurado na discussão), Portimonense SC (4.º Classificado em B’s), Louletano DC (5.º Classificado em B’s), reúnem condições para lutar pelo título. É preciso não esquecer as potencialidades de Lusitano FC, do Sporting Algarve e de outros que podem despontar como aconteceu com o Imortal que subiu de divisão e foi campeão.
Recordamos que a equipa B do SC Farense (na época passada) ficou em 7.º lugar na classificação do seu campeonato.

ETaylor

24/09/09

O FARENSE VAI INSCREVER OS INFANTIS

O Sporting Clube Farense vai participar no Campeonato Distrital da I Divisão de Infantis A

A direcção do clube, depois de ponderar sobre a decisão anunciada há dias, decidiu que irá inscrever a equipa de Infantis este ano.

O Sporting Clube Farense, embora reconhecendo as dificuldades que está a encontrar neste escalão, nomeadamente em encontrar atletas que representem condignamente o clube, decidiu não baixar os braços e encontrar novas soluções com vista a uma participação activa no campeonato distrital de Infantis A.

SCF – Gab. de Imprensa


Não posso esconder que recebi com imensa satisfação esta reavaliação da Direcção do SC Farense. O SC Farense não desistiu de lutar pelos seus princípios e principalmente vai enfrentar o seu futuro. Confesso que a palavra desistência me faz confusão. O Clube encontrou-se consigo próprio.

Perante esta decisão pretendo esclarecer o seguinte:

1. Ninguém me pode responsabilizar por esta nova decisão. Mal estaria o SC Farense se uma pessoa como eu pudesse modificar decisões da Direcção. Com toda a certeza razões houve para reconsiderar posições e não foi o meu “coração” que ajudou.
.
2. O SC Farense está acima das pessoas e seria humilhante permitir que determinados elementos pudessem colocar em causa os princípios, as tradições e o historial do Clube.
.
3. O SC Farense tem a obrigação de fazer prevalecer a sua condição e trabalhar no sentido de recuperar o seu orgulho e a sua dignidade.
.
4. O SC Farense pode não fazer uma época brilhante no escalão, mas com esta decisão já teve uma brilhante vitória. Não desistiu nem foi ao tapete.
.
Os meus parabéns e agora miúdos vamos tomar o caminho de regresso a casa.

.
ETaylor

22/09/09

ENCERRAMENTO


Sempre defendi junto dos meus infantis que nunca desistissem de alimentar os seus sonhos. Podiam ter dificuldades em atingir o pico da montanha, mas nunca por desistência.

No entanto, este espaço perdeu espaço de manutenção, logo só me resta encerrar por falência e… desistir. Fica apenas um museu de recordações.

ETaylor

21/09/09

FARENSE NÃO VAI INSCREVER INFANTIS (7)

Em 2007, neste blogue escrevi: … “com esta nova regra de até aos 14 anos os jogadores poderem transitar livremente, vem violar o princípio das regras da formação, vem violar as condições dos clubes que se dedicam á formação, vem condicionar regras de respeito entre clubes, vem deformar a formação e proporcionar condições aos promocionistas do futebol de formação. Agora vale tudo.

De que vale a um clube proporcionar condições de formação a um aspirante, durante 6 anos, por exemplo, se depois aparece um outro clube ou entidade, com “extraordinárias” promoções, sem necessidade de pedir autorizações ou mesmo comunicações de “cortesia” para com o clube formador, para “recrutar” esse aspirante que já é jogador?

Estamos na era do usar e deitar fora e já só faltam os empresários. Já não se trata de competição entre clubes, jogadores, locais ou regiões. Repito: Trata-se de mercado
.”

Já adivinhava, perante a passividade do Farense, que o cenário apenas podia piorar. Piorou tanto até à desistência.


ETaylor

FARENSE NÃO VAI INSCREVER INFANTIS (6)

É importante reestruturar todo o futebol de formação. Um bom trabalho nesta área produz melhores jogadores que poderão ser aproveitados para a equipa sénior. Recuperar o lugar que o Farense já ocupou, como principal clube formador no Algarve, também faz parte da nossa linha orientadora”.
António Barão em 9.7.2009

Por causa desta questão dos infantis, estive a conversar com José Lopes Martins, Dirigente do Farense e responsável pelo Gabinete de Imprensa do Clube. Antes de mais devo agradecer a sua disponibilidade e confesso que me pareceu uma pessoa interessada em contribuir para a recuperação do Farense. Isto apesar da decisão tomada em extinguir o escalão de Infantis.

Para o Clube esta foi uma decisão tão ponderada como difícil de tomar. O escalão viu-se confrontado com a ausência de miúdos, tempo limitado para decisões e a necessidade de optar. Por um lado, apostar no escalão, com uma equipa frágil e sujeita a desistências, sem certezas de aparecerem mais jogadores, com a forte possibilidade de haver faltas de comparência e custos elevados associados. Por outro lado, não efectuar a inscrição da equipa e aproveitar os elementos disponíveis juntando-os numa equipa de iniciados. O Farense optou pela segunda possibilidade.

Coloquei a questão da precipitação da decisão e que se podia ter feito mais para cativar os miúdos que saíram. Respondeu-me que dois miúdos foram convencidos a regressar, mas confrontados com as potencialidades da equipa, decidiram não ficar. Perante este quadro, seria um risco continuar.

Este é um argumento válido, aceitável. Mas também o mais fácil e o de menor esforço. O problema é que o Farense não pode estar sujeito ou exposto a uma situação destas. É inaceitável que a estrutura tenha permitido chegar a este ponto, quando uma das linhas orientadoras era a formação. A verdade é que esta decisão pode representar custos elevadíssimos na formação do farense e a decisão foi desta direcção, não de outra.

Chega-se a apontar cenários interessantes. Com tantas escolas e clubes a fazerem formação, e com capacidades financeiras superiores ao Farense, se calhar o futuro reserva uma aposta na formação a partir dos iniciados. Ou seja, essas escolas ganham o dinheiro, conservam direitos e o Farense paga a factura depois. Claro que tudo é possível…
.
Nota: José Lopes Martins assegurou que o afastamento de Nehuen Crespi não se deveu ao facto deste pertencer à claque.
.
ETaylor

FARENSE NÃO VAI INSCREVER INFANTIS (5)

São sobejamente conhecidos os problemas surgidos entre Nuno Estevam e a anterior direcção, facto publicitado e que pode ser consultado no site dos Leões de Faro, cujo teor ou conteúdo se desconhece. A verdade é que a anterior decisão foi suspensa pela realização de eleições no clube, cuja nova direcção teria competência para decidir sobre o novo figurino de competências técnicas para os escalões de futebol do SC Farense.

Já agora, todos sabemos que nestas alturas surgem sempre jogos de influência e de guerrilha que não servem mais do que para servir interesses camuflados e não para servir os interesses do Clube. Esta foi um aparte.

Por causa da decisão de extinguir o futebol infantil e considerando que Nuno Estevam é apontado como um dos responsáveis pelo desvio de jogadores, decidi ouvir a sua versão dos factos, sendo ele livre de emitir novas ou outras versões sobre o mesmo.

Segundo Estevam, após as eleições ficou a aguardar contacto no sentido de saber, por parte do Clube, as ideias e objectivos para a época 09/2010. Contactado o presidente eleito, pois não existia ainda um responsável para o futebol de formação, este informou-o que seria contactado para reunião de trabalho com o novo responsável do escalão, no sentido de avaliar o trabalho feito até então e para posteriormente serem propostas e decididas a constituição das equipas técnicas.

Diz Nuno Estevam que nunca foi contactado.

Na sequência, Nuno Estevam procurou alternativas e o CD Montenegro demonstrou abertura para a inscrição de mais uma equipa de infantis. Reunidas as condições foi proposto aos encarregados de educação, dos jogadores com quem tem trabalhado, a oportunidade de dar sequência ao trabalho desenvolvido, tendo estes optado, ficando uns no Farense e outros nesse novo projecto.

Adianta Nuno Estevam que a ausência de condições, desorganização, falta de sensibilidade, respeito e atenção para com as pessoas que ajudaram a movimentar as diferentes equipas, do Clube, nos últimos 2/3 anos; jogadores, treinadores, delegados e principalmente os encarregados de Educação, aliadas à ausência de comunicação bem como de usurpação de poder e protagonismo, fizeram com que as coisas tenham tido o desfecho que se conhece.

Para Nuno Estevam, quando de apregoa que a aposta forte é na formação, os resultados estão à vista, jogadores a serem dispensados, outros a saírem por preferirem outros ambientes, outros porque é mais competitivo... e isto é válido desde os Escolas até aos Juniores. A formação está um descalabro completo, só não vê quem não quer!

Mantenho a minha discordância sobre os métodos utilizados e o facto de assistir ao desvio de jogadores, depois de tanto trabalho desenvolvido no Clube. Defendo que o Farense deve estar num plano superior aos interesses individuais. Mas sei que as coisas não funcionam assim. Deve ser o Farense a defender os seus interesses e não esperar que outros o façam por ele.

Em todo este dossier não há inocentes, mas a direcção do Farense é a maior culpada de todo este processo, porque continua a pensar que a formação é um recurso menor e um problema maior.

Como nota, tive conhecimento que Nehuen Crespi que tem trabalhado nos infantis e com quem trabalhei e incentivei, também foi dispensado, muito porque pertence à claque do Clube.


A seguir a versão do Clube

.

ETaylor


FARENSE NÃO VAI INSCREVER INFANTIS (4)

Objectivamente, e pelo que me é dado a conhecer, o motivo que levou a Direcção do Farense a extinguir o escalão de Infantis, prende-se com o facto da ausência de número significativo de jogadores que pudessem suportar a constituição de uma equipa de Infantis, apesar da presença de elementos provenientes de equipas anteriores. Reforçou a decisão o facto de vários elementos do quadro de jogadores dos Infantis e das Escolas terem preferido outros clubes ou acompanhar técnicos desavindos noutros clubes ou escolas.

Sinceramente, não reconheço possibilidades disso acontecer se houvesse vontade de contrariar intenções. Sinceramente não acredito que plantéis acompanhem treinadores se houvesse uma nova política desportiva por parte do Clube. Sinceramente, custa acreditar que o Farense não tenha capacidade para contrariar esta situação.

Reza a história que Nuno Estevam, treinador dos Infantis B da época passada (que seriam Infantis A esta época para disputar o campeonato), foi dispensado pela anterior direcção, na pessoa do Sr. Gião, então responsável pelo futebol de formação. Nuno Estevam, técnico com conhecimentos e extremamente empenhado e organizado nos processos em que se envolve, mas pessoa de difícil relacionamento e demasiado inflexível para conviver em grupo, não aceitou facilmente a decisão e a forma como foi promovida.

Dada a proximidade com os jogadores e com os pais (trabalhou com a equipa vários anos e por isso é que defendo que um treinador deve trabalhar no mínimo e no máximo 2 anos consecutivos com os mesmos jogadores), a situação motivou insatisfação e óbvia contestação por parte da “comunidade de pais” e exclusivos apoiantes e financiadores das equipas infantis.

É preciso recordar que os técnicos dos escalões de Infantis nas últimas épocas, tiveram que tomar iniciativas organizativas próprias, para sobrevivência do escalão, pelas dificuldades evidentes do Clube em dar resposta ás necessidades dos escalões. Essas dificuldades originaram autonomias diversas, tanto ao nível de organização, como na criação de receitas. No fundo, o escalão de Infantis tornou-se autónomo em termos de sustentabilidade e nos meios utilizados para o efeito. Na minha última época já tinha sido assim, mas sempre defendi uma ligação forte e dependência ao Clube.

No início desta época, com nova direcção no Clube e com novo comando técnico para dirigir os infantis, verificou-se o desmembramento da equipa anterior e um número muito limitado de presenças.

Nuno Estevam terá ido para o CD Montenegro e com ele tinham seguido vários elementos, mas não todos.

Para agravar a situação, o técnico responsável pelas Escolas A (que seriam os infantis B desta época) João Pereira, decidiu transferir-se para a Escola de futebol ligada ao Benfica: Geração de Génios de Portela e Jorge Soares. Com ele foram a maioria se não a totalidade dos jogadores. Neste caso, não tenho conhecimento de razões ou motivações, mas não me revejo no princípio.

Simplesmente no futebol de formação vale tudo e o SC Farense não tem demonstrado capacidade para conter os cenários. E continuo a defender que nem tudo foi feito.

A seguir a versão de Nuno Estevam
.
ETaylor

20/09/09

FARENSE NÃO VAI INSCREVER INFANTIS (3)


Um grande do futebol português, cuja direcção decidiu desvalorizar o futebol de formação, levou uma década a recuperar o tempo perdido.

Sobre esta matéria voltarei com o percurso desta história e com a versão dos intervenientes e a… minha interpretação.
.
ETaylor

19/09/09

FARENSE NÃO VAI INSCREVER INFANTIS (2)

A Direcção do SC Farense decidiu não inscrever as equipas de infantis nos campeonatos distritais. Decisão que não mereceu o devido esclarecimento, apenas o indício da falta de jogadores para constituir as equipas. Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas que a decisão foi precipitada e nada ponderada.
.
O escalão de infantis é uma fase de extrema importância na formação dos atletas, e só quem não tem experiência de formação pode decidir de ânimo leve a extinção de um escalão tão importante. Aliás, quem tomou esta decisão não mediu as consequências e pode ser responsável por um vazio na formação que pode levar anos a recuperar. Esta não inscrição estabelece uma descida automática de divisão e depois quem vai querer representar o clube na segunda divisão com tantas soluções em Faro na primeira. Se agora está difícil arranjar jogadores, imaginem o cenário nos próximos anos. Historicamente, os infantis têm sido o barómetro dos restantes escalões. É através do futebol infantil que se avalia o futuro do futebol juvenil, mas a Direcção do Farense decidiu extinguir o escalão.

Alegadamente, a causa da decisão é a falta de jogadores e o facto de outros terem abandonado o clube (Voltarei a este assunto). Gostava é que a Direcção explicasse e justificasse o número de tentativas efectuadas para segurar o escalão, que contactos foram realizados, quem se empenhou em ganhar esta batalha e se haviam dados concretos que não apareceriam jogadores nos tempos próximos. Antes que me respondam, digo já. Não acredito que se tenha feito tudo para recuperar este escalão. Apesar do empenho, esta Direcção já cometeu um erro cuja factura o Farense pagará mais tarde.
.
ETaylor

18/09/09

FARENSE NÃO VAI INSCREVER INFANTIS

Encontrei uma notícia que me custa a acreditar e que confesso me apanhou desprevenido:

“… Entretanto a Direcção do Sporting Clube Farense decidiu não inscrever a equipa de Infantis no Campeonato Distrital da I Divisão. Por isso, o Sporting Clube Farense irá inscrever duas equipas de Iniciados nos respectivos campeonatos.

SCF – Gab. de Imprensa


Esta é uma notícia que nunca me passou pela cabeça, mesmo nos tempos mais difíceis que atravessei no Farense. Dediquei-me aos infantis do Farense desde 2001, onde cumpri 6 épocas de formação de jogadores, até 4 de Abril de 2008 quando saí por razões particulares e profissionais. Ao sair do Farense, também saí do futebol, muito por respeito ao trabalho desenvolvido e ao Clube. Este desfecho é uma traição á tradição do Clube, bem como ao meu trabalho e ao de outros treinadores que também ofereceram dedicação à formação.
.
ETaylor

05/09/09

PATROCINADOR DOS INFANTIS

Segundo parece, o novo patrocinador dos infantis do SC Farense é o McDonald's Faro.
Mais informações aqui.
.
ETaylor