20/11/10

CONVERSA COM ANDRÉ UVA

Festa dos Campeões em Almancil - Uva o 1.º da esquerda em baixo

SC Farense 2002/03 - Uva no meio em baixo

Sobre André Uva escrevi na primeira época de Infantis, os infantis B: "Utilizado a defesa/médio esquerdo, com eficácia acima da média. Muito inteligente no seu jogo individual e colectivo. Uma promessa segura."

Na segunda época de Infantis, agora nos Infantis A, o discurso mudou pouco: "Elemento proveniente da época anterior. Utilizado a defesa/médio esquerdo, evoluiu a sua capacidade de cobertura e de eficácia defensiva. Revelando grande maturidade, manteve os níveis de evolução e a criar grandes expectativas. "

O Uva sempre se revelou um miúdo aplicado e tranquilo. Para ele os treinos e os jogos eram sinónimo de aplicação e a sua postura era um conjunto de aplicações práticas. Um dos exemplos de “treina como jogas e joga como treinas”. O seu objectivo era cumprir tarefas e estratégias disciplinando impulsos. De baixa estatura, com um pé esquerdo criativo mas convertido ao colectivo. O elemento mais completo a defender o 1x1 e a marcar o seu “território” de actuação. Sentia-se mais confortável a fazer compensações que a investir no processo ofensivo. As minhas correcções foram sempre no sentido de estender o seu jogo e não para o encurtar, porque aí não precisava de correcções.

Agora que já falei de ti, fala agora tu de ti, começando pelos infantis e onde tudo começou…
Foi um bom começo para mim no mundo do futebol, também graças a um amigo que me aconselhou a ir treinar ao Farense. A adaptação foi bastante boa e em termos de grupo de trabalho achei muito organizado e também tínhamos um grupo muito unido e muito forte. É verdade que ao longo dos campeonatos tivemos altos e baixos mas sempre com o objectivo de olhar mais além. Em termos de objectivos iniciais, o que tenho a dizer é que sempre adorei futebol e sempre será um sonho meu.”

Na segunda época, 2002/03, conquistamos o título distrital e recordo os jogadores Campeões: David Farias; Leandro Carracinha; Luís António; Pedro Luís; Luís Dias; Ricardo Cavaco; Luís Arriegas Oliveira; André Uva; João Fitas; Ricardo Ferreira; Tiago Oliveira; Pedro Eugénio; Álvaro “Kiwi” Gomes; Nuno Carvalho; Jorge Santos; Paulo Augusto.
O facto de ter sido campeão foi um sentimento muito bom, pois nunca o tinha sentido. Para mim foi o melhor grupo de trabalho que já tive.”

Também acho que foram duas boas épocas, de crescimento e sucesso. E depois… os iniciados…
A passagem para os iniciados não foi muito fácil, também porque encontrei um futebol diferente, estou-me a referir ao futebol de 11. Foi uma fase muito complicada para mim pois na primeira época de iniciados desisti devido a motivos pessoais. Mas na segunda época de iniciados fiz o campeonato quase todo e gostei bastante, adaptei-me bem ao grupo e também ás “novas” regras de jogo.”

O tempo passa a correr e chegas aos juvenis…
Nos juvenis transferi-me para o Futebol Clube de S. Luís, pois era complicado ficar na equipa do Farense e achei que era melhor não perder ritmo. No S. Luís foram 2 épocas bastante interessantes, pois o grupo era totalmente diferente, no entanto apesar de termos uma equipa bastante útil e aplicada, não alcançamos os objectivos principais.”

…E aos juniores…
Nos juniores regressei ao SC Farense no 2.º ano e foi uma época de sucesso. O campeonato era totalmente diferente, equipas mais fortes, mais experientes o que dificultava o nosso jogo e por isso mesmo, em vários jogos, tivemos que optar por tácticas bastante defensivas. Tínhamos um grupo unido, com mentalidade forte e com grandes objectivos. Conseguimos manter-nos na 1ª Divisão Nacional, o nosso principal objectivo e bastante importante para o historial.”

Muitos anos, dois clubes, muitos treinadores…
A nível de treinadores que apanhei, acho que eram bastante competentes, sempre com a cabeça na equipa e com uma força de vontade para vencer sempre em cima. Ajudavam sempre os jogadores nos bons e maus momentos. Também foram importantes nas saídas para outros clubes, é claro.”

E os Estudos?
Em termos de estudos vou para o ano para a universidade para educação social.”

E chegamos aos seniores, altura das decisões…
Quando cheguei a sénior, fui para o Faro e Benfica. Tive o convite e então integrei-me no grupo. Um outro grupo, um outro grupo diferente (tive muitos ao longo dos tempos), pessoas desconhecidas e também um campeonato bastante diferente. Sentem-se sempre diferenças nas mudanças de escalão e de equipas.”

Quando chegaste a sénior tiveste outros convites ou promessas não cumpridas?
Em termos de promessas e convites, tive alguns. Tive algumas oportunidades que não soube aproveitar por burrice e culpa própria. Refiro-me, essencialmente, já como sénior de convites do Farense e do Messinense. Não sei porquê, optei simplesmente por não aparecer. Erros grandes porque oportunidades destas não aparecem todos os dias."

Sonhos e projectos para o futuro?
"Projectos imediatos!? Não tenho nenhum a não ser a universidade. Enfim, mesmo com estes erros, vou ter sempre o sonho de ir mais alto no futebol. Agora o meu momento é o Faro e Benfica."

Obrigado Campeão pela partilha. O sonho dispensa desistências, porque ninguém cumpre sonhos desistindo.

ETaylor

Sem comentários: