26/11/10

ENTREVISTA A NICOLAU CARDOSO

Nicolau Cardoso

Infantis A 2004/05 - O jogo maldito. Nicolau não jogou mas esteve lá.

Infantis B 2003/04 - Nicolau em pé ao meu lado direito

Na época 2003/04, regresso á equipa B, em obediência ao quadro de rotatividade, para nova geração de Infantis. Novos desafios, novos jogadores, os mesmos objectivos e projectos. Tínhamos feito captação e integração de Escolas. Perto do início das competições apareceu um miúdo para treinar e como sempre dei oportunidade para se mostrar e evidenciar capacidades. Era mais um atleta que futebolista, alto e forte para idade, podia fazer diferenças. Confesso que o que mais me impressionou na altura, foi a facilidade com que jogava com os dois pés, mesmo sem ser um tecnicista puro. Era um “Panzer” que precisava de ser refinado.

Na época 2003/04 escrevi sobre Nicolau Cardoso: Proveniente da Captação. Pediu licença para treinar e ficou. Com o plantel praticamente fechado, decidi que devia ficar e mostrar evoluções e evoluiu. Integrado, pedi que fizesse a diferença e fez.

Nesta época criamos raízes e construímos alicerces para a época seguinte, onde iríamos competir nos Infantis A e na 1.ª Divisão. Acontece que não foi bem assim. O Farense desceu de divisão e esta equipa iria enfrentar a 2.ª Divisão, na época da sua afirmação.

Lembras-te destes tempos Nicolau?
"Foram grandes tempos! Um grupo muito unido, um campeonato exigente e um Mister espectacular com voz de comando. Foi tudo uma novidade para mim, foram 2 épocas em que queria jogar muito e provar o meu valor a tudo e a todos. Recordo-me do 4.º lugar nos Infantis B e de um Campeonato de Infantis A memorável em todos os sentidos, pelas vitórias e pela frustração de não conseguirmos subir de divisão. Não joguei parte dessa época, por motivos “que só nós sabemos.

Na época 2004/05 escrevi sobre Nicolau Cardoso: Elemento com facilidade em jogar com os dois pés, bom jogo aéreo, compleição física extra para a idade, disciplina táctica, visão e inteligência de jogo, bom remate em potência. Elemento importante na estrutura da equipa, mas que não teve participação em fases importantes da prova devido a motivos “que só nós sabemos”. Não esteve presente no ultimo jogo. No entanto, notou-se evolução técnica e táctica relativamente á época anterior, tanto que transitou de avançado fixo para médio de distribuição.

A Época 2004/05, foi uma época ingrata e injusta, a equipa fez mais de 150 golos, sofreu apenas 18 e não conseguimos subir quando precisavamos apenas de um ponto no último jogo. Perdemos por 1-0. É a vida.

Terminada a fase de infantis, chegas aos iniciados, uma passagem geralmente complicada…
"A passagem ao escalão de iniciados foi bastante fácil, adaptei-me bem ao futebol de 11 e joguei bastante durante o 1.º ano. Falhámos a 2.ª fase, apenas por não conseguirmos ganhar os jogos “grandes”, tínhamos um grupo espectacular.
No segundo ano de iniciados, descemos de divisão infelizmente, culpa de todos nós porque penso que poderíamos ter dado muito mais. Senti falta de pessoas do ano anterior que eram a base do sucesso da equipa
."

Ultrapassado mais um escalão, entras nos juvenis, épocas 2007/08 e 2008/09…
"Depois de um ano para esquecer, integrei o plantel de juvenis e tinha expectativas bastante altas pois a equipa de juvenis do ano anterior tinha chegado à segunda fase, ficando em 6.º lugar a nível nacional. Demorei a ser aposta, mas consegui após algumas jornadas sem jogar. Consegui ser titular e ter boas prestações individuais que me valeram um prémio de "jovem promessa" no final da época. Apesar do prémio e das prestações individuais, não nos conseguimos manter e descemos para o Distrital. Não consigo explicar os motivos, pois tínhamos bastante qualidade no plantel, foi algo estúpido.
No segundo ano foi a época em que conseguimos jogar o nosso melhor futebol, e conseguimos que nos dessem algo que nos faltava desde algum tempo, a garra e a vontade de explodirmos enquanto equipa. Foi um ano que nos sentíamos bastante confiantes e que me fez regressar á época de Infantis A, pois voltamos a deixar escapar a subida de divisão por pormenores. Ficámos em 2.º lugar a um ponto do Campeão, o Internacional de Almancil. Apesar disso foi um bom ano a todos os níveis
."

Chegas aos juniores na época 2009/10…
"Nos juniores, outra vez a mesma história. Expectativas elevadíssimas no início, tudo apontava para uma boa época e de repente foi tudo por água abaixo. Dois meses e 3 treinadores, jogadores a serem expulsos do clube, contínuas faltas de respeito, entre muitas outras coisas. Apesar do insucesso a nível colectivo, foi um ano bom a nível individual pois tive boas prestações e como recompensa fui chamado à selecção do Algarve Sub-18, o que é sempre um motivo de orgulho."

Depois de tantas épocas de formação, fala de treinadores…
"Marcaram-me de diferentes formas, o Mister Emídio talvez por ter acreditado que tinha talento para jogar no Farense; o Mister Nuno Ramos também pela aposta em mim e pela maneira de trabalhar e lidar com os jogadores; o Mister Paulo Cartaxo que já tinha sido “meu” Director nos infantis e sempre nos demos muito bem e o Mister Carlos Ferro pela sua pessoa, por ter acreditado bastante nas minhas capacidades e ter-me feito acreditar que podia ser “um dos melhores”, palavras do próprio."

Cumpriste todos os escalões de formação do SC Farense…
"O S.C. Farense está a passar, como todos sabem, por uma fase de renovação e há que definir prioridades. Espero sinceramente que apostem mais na formação no futuro, não peço que o façam no imediato, porque sei de várias condicionantes, mas seria muito bom para que o clube recuperasse a sua identidade algo “perdida. "
.
Mais importante que tudo, como estamos de estudos?
"No que toca à escola, estou a acabar o 12.º ano do Curso Tecnológico de Desporto e para o ano vou tentar entrar na universidade em Psicologia."

Época 2010/11…
"Esta época sou júnior de 2.º ano e é verdade que as coisas não estão fáceis. Estamos a ter uma época que talvez seja, um bocado, o reflexo de toda a confusão da época passada. O objectivo passava por tentar a 2.ª fase, mas após um empate ingrato no terreno do último classificado temos vindo a cair a pique. Há que dar a volta por cima."

Para terminar! Quais são os teus sonhos e projectos para o futuro?
"O meu sonho passa pelo futebol e se conseguir integrar o plantel sénior do SC Farense para o ano, seria óptimo e um grande orgulho e realização. Quanto a projectos, de momento estou focalizado em acabar os estudos e talvez pensar em tirar o curso de treinador."

Obrigado pela partilha “Nicolae”. Estabelece objectivos definindo prioridades e depois mete a cabeça onde os outros metem os pés.

"Abraço ao Mister e um obrigado por tudo o que fez por mim e pelo Farense. Precisam-se de mais pessoas como você."

.
ETaylor

Sem comentários: