22/11/10

ENTREVISTA A FRANCISCO MAIA

Francisco Maia

Gravações da Novela "Laços de Sangue"

Infantis A 2001/02 - Maia de pé ao meu lado direito

Francisco Maia em 2001/02, Infantis A: Elemento adaptado a Central. Na altura mencionei em relatório: Excelente quando se adapta ao jogo. Características para central ou para trinco com mobilidade.

Infelizmente trabalhei pouco tempo com o Francisco Maia, pouco mais de meia época. Na época 2001/02 teve diversos problemas físicos relacionados com o crescimento e isso retirou tempo para concretizar as potencialidades que evidenciava. Depois ainda estava em fase de se descobrir e de descobrir o seu futebol. Elemento esquerdino, alto e com capacidades técnicas, vagueou por várias posições, até estabilizar como central ou trinco. Considerava eu que tinha grandes potencialidades como central, mas ele sentia-se mais confortável como trinco com apoio na retaguarda ou então noutras posições onde poderia ter mais a bola. Coisas naturais da idade. Quando finalmente se assumiu como central, iniciou então um trajecto excepcional. Tornou-se num “Centralão”!

Mas do Maia não é preciso dizer muita coisa, basta ler o que ele diz sobre o passado, presente e futuro, para se perceber.

Recuando no tempo, que recordações tens da tua fase nos Infantis do SC Farense?
As recordações são as melhores. Foi a partir desta altura que se criaram amizades que ainda hoje perduram e certamente serão para sempre. Lembro-me de um campeonato competitivo, com boas equipas e jogadores. Aquela segunda volta foi fantástica porque foi criado um grupo espectacular, no qual o mister Emídio teve um papel importantíssimo. Lembro-me de que nessa época me afirmei como central, ao contrário da época anterior em que jogava a lateral esquerdo.”

Cumpriste todos os escalões de formação do Farense?
Não! Cumpri até aos juniores de 1.º ano e depois assinei pelo Louletano DC.”

Vamos por partes então, a começar pelos Iniciados (2002/03 e 2003/04) …
A passagem aos iniciados foi complicada porque passamos de futebol 7 para o futebol 11. Lembro-me de ter começado a titular e depois me ter lesionado e pouco jogar nesse 1.º ano de iniciado.
No 2.º ano tudo mudou. A equipa que vinha dos infantis permaneceu, mais aqueles que se juntaram, apareceram mais alguns jogadores de fora e formámos uma equipa fantástica que tenho a certeza, histórica. Conseguimos pela primeira vez na história do clube e do futebol algarvio, chegar a uma fase final do campeonato nacional, onde defrontámos o FC Porto, o Boavista FC e o Sporting CP. Acabámos em 4.º lugar mas ainda conseguimos uma vitória em casa frente ao FC Porto. As diferenças nesta última fase fizeram-se sentir, essencialmente a nível físico, mas deixámos certamente uma óptima imagem
.”

Com certeza que deixaram uma grande imagem. Naquele que foi o “momento histórico” dos iniciados do SC Farense, aproveito para recordar que nessa vitória sobre o FC Porto, com golo do David Pirralho, as equipas jogaram assim:
SC Farense: Jorge Leitão; Luís Girou, Luís Oliveira, Francisco Maia, Diogo; Pedro Eugénio, Toni, Ricardo Pereira, Nuno Alves; David Pirralho e Pedro Chanfana.
Jogaram ainda: João Gonçalves e João Fitas.*
Treinador: Tó-zé
FC Porto: Rui Filipe; Fábio Vieira, André Pinto, Carlos Santos e Hugo André; Vasco, Pedro Miguel, José Carlos e Fábio Faria; Elísio e Diego.
Jogaram ainda: André Luís, José Alves, Luís Faria.
Treinador: Vítor Pereira.

Depois desse ano histórico a passagem para os juvenis (2004/05 e 2005/06) …
Nos juvenis joguei sempre a titular e foi nesta altura que comecei a integrar os estágios das selecções nacionais. Na 1.ª época lutamos para não descer e só assegurámos a manutenção na última jornada. Já na segunda época, conseguimos ir á 2.ª fase com o mister Arlésio Coelho mas foi o Sporting CP que saiu vitorioso do grupo.”

Chegamos então aos juniores e a altura de tomar decisões (2006/07 e 2007/08) …
Nos juniores deparei-me com uma realidade diferente. O Farense já estava em processo de decadência e lembro-me de termos um plantel de apenas 15 jogadores (á volta disso). Ainda assim o objectivo era a subida e mesmo com todas as adversidades não subimos por muito pouco.
Na 2.ª época, 2007/08, mudei-me para o Louletano DC, pois tinha o objectivo de ser internacional. Sabia que jogando na 1.ª Divisão nacional de juniores iria conseguir e tal veio a suceder pouco depois. No L.D.C fizemos uma boa época, num campeonato muito difícil e penso que alcançamos o 8.º lugar
.”

Em que lugar jogaste nos iniciados, nos juvenis e nos juniores?
Em todos os escalões joguei a central e por vezes a lateral esquerdo.”

As melhores épocas foram?
Todas foram muito boas mas a nível desportivo foi sem dúvida a época 2003/2004, nos iniciados de 2.º ano.”

Na formação tiveste muitos treinadores, fala deles…
Naturalmente que todos os treinadores me marcaram bastante e de forma bastante positiva. Mas há treinadores que me marcaram muito: Tozé (Iniciados) Arlésio Coelho (Juvenis) e Miguel Serôdio (Juniores). Cada um com personalidades e características diferentes mas que tiveram um forte impacto sobre a minha pessoa.”

… e do Clube SC Farense…
O SC Farense é sem dúvida o meu clube do coração e sempre será. Deu-me muito com jogador e pessoa e passei lá os melhores anos da minha vida. A minha saída apenas se deveu a questões desportivas, mas a minha referência será sem dúvida sempre o Farense.”

Falemos agora sobre a tua internacionalização e o teu sonho perseguido e alcançado…
A minha internacionalização veio no seguimento dos vários estágios que vinha fazendo desde os sub-16. A oportunidade surgiu nos sub-19, com o Professor Agostinho Oliveira que apostou em mim para a dupla jornada contra a República da Irlanda em Dublin. Foi um momento muito importante para mim, pois era um objectivo pessoal e sabia que estava na iminência de acontecer. Joguei o segundo jogo e ganhámos 3-1, portanto não poderia ter tido melhor estreia.”

E os estudos?
Os estudos foram a minha opção. Acabei o secundário e vim para Lisboa para tirar um curso universitário na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.”

Quando chegaste á idade de sénior o que aconteceu? Tiveste convites?
Tive convites de vários clubes mas prefiro não especificar. Posso dizer que tive bastantes oportunidades para me manter a jogar ao mais alto nível, inclusive propostas de clubes da 1.ª Liga. No entanto, tinha objectivos traçados e eles não passavam pelo futebol. Fui para o Faro e Benfica e ainda hoje estou lá. Vou jogar todos os fins-de-semana ao Algarve no campeonato distrital da 1.ª Divisão da AFA.”

Soube que vais participar numa novela…
Isso da novela aconteceu por intermédio da minha agência aqui em Lisboa, que me deu a oportunidade de participar. Foi uma experiência engraçada e que gostava de vir a repetir. A ver vamos.”
Para que se saiba a novela em causa tem como título “Laços de Sangue”.

Para terminar, quais são as próximas etapas? Quais são os teus sonhos e projectos?
As próximas etapas são terminar a Faculdade e possivelmente sair do país. Tenho também projectos em relação á música, pois faço alguns instrumentais de Hip Hop e RnB.”

Obrigado pela partilha Centralão e felicidades para os teus projectos.

* A bold os jogadores com quem trabalhei nos Infantis
.
ETaylor

Sem comentários: