17/11/10

ENCONTRO COM DIOGO SANTOS

Sobre Diogo Santos escrevi na altura, época 2001/02: Um jogador superior para o escalão, que utilizamos como avançado e distribuidor. Elemento esquerdino muito forte tecnicamente; Excelente no 1x1; Capacidade de distribuidor, visão dimensionada. Segurança em todos os tipos de passe; Remate forte e colocado. Jogo de cabeça aceitável. Fisicamente forte apesar de franzino. Elemento evoluído para a idade.

Diogo Santos era realmente um jogador de outra dimensão para o escalão que se diferenciava dos demais. Para além das capacidades técnicas, era alto para a idade e já evidenciava outro tipo de maturidade, factos que impressionaram os olheiros das escolas do Sporting CP. Trabalhei com ele pouco tempo, praticamente meia época, mas tempo suficiente para admirar qualidades, mas também para corrigir euforias e transmitir realidades.

Na época 2001/02, o SC Farense conseguiu reunir, muito possivelmente, uma das suas melhores “fornadas” de Infantis A. Era realmente uma equipa superior, apenas prejudicada por pormenores que condicionaram a conquista de um título. A matéria-prima estava lá, apenas faltaram condições de estabilidade na fase inicial.

Lembro-me que no final da época participamos no torneio do Marítimo Olhanense em que perdemos na final com o Sporting CP por 1-0 (Jogou o Tiago Pinto, filho do João Pinto), mas que estivemos muito longe do que podíamos fazer. O nervosismo foi tão acentuado que as pernas pesavam toneladas e só acordamos na parte final do jogo.

Chegou a vez de ouvir o Santos sobre as suas recordações, nomeadamente as relacionadas com o escalão de infantis e da época 2001/02.
Bem! Para começar, tenho recordações de coisas que nunca mais me vou esquecer para a vida. Foi uma época que, como o mister sabe, inicialmente eu andava a treinar com os iniciados na altura e depois também ia treinar com os infantis que era o meu escalão, a minha equipa, os meus colegas. Depois a coisa resolveu-se e fiquei nos Infantis. Foi uma época que me marcou muito, tive um grande mister que sempre me apoiou, sempre puxou por mim e aprendi imenso consigo mister. Como o mister dizia, éramos os seus meninos e tínhamos uma Super equipa. Lembro-me até de falarmos que jogávamos na “Táctica da Pilinha”: 3.1.1.1 (risos).” Houve até quem a chamasse de “Táctica do Comboio”. Mas a partir daí podíamos sair para muitas variantes, como 3.2.1, 1.3.2 ou 1.2.3.
.
Nessa época, em 22 jogos, disparamos com 15 jogos consecutivos sem perder…
Aquela segunda volta foi alucinante, praticamente só vitorias, grandes jogos, também estávamos sempre motivados, do melhor mesmo.”

Foi uma geração muito forte, inclusivamente a selecção do Algarve venceu o Inter-associações e tu tiveste uma afirmação muito rápida…
É verdade que tive uma afirmação rápida, e graças ao bom desempenho que tive tanto pessoal como colectivamente, estive naquela selecção do Algarve que venceu o Inter-associações.”

No final da época, a saída para o Sporting…
A saída para o Sporting, foi como um sonho cumprido para um menino que sonhava ser jogador de futebol. Lembro-me até que fui mais cedo para começar a treinar com o pessoal da equipa mais velha e depois é que passei para os da minha idade. No primeiro ano correu bem, joguei praticamente sempre todos os jogos e fomos campeões nacionais. Como se pode imaginar, senti algumas dificuldades porque é sempre complicado ficar longe dos nossos pais, da família e dos amigos que ficaram cá em baixo.”

E no segundo ano?
No segundo ano de iniciados, acho que cumpri, até porque jogava todos os fim – de - semana e até fomos novamente campeões. Só que depois, no fim da época, quiseram-me emprestar ao clube da minha terra, o SC Farense.”
O que tu não mencionas é que foste campeão nacional em Faro, a jogar pelo Sporting. Nessa época, 2003/04, o SC Farense realizou a sua melhor época no escalão de iniciados e foi a 4.ª melhor equipa nacional. Nessa altura jogaste contra ex-companheiros dos infantis. Para recordar, o Sporting venceu o Farense por 2-0 e as equipas alinharam assim:
SC Farense: Jorge Leitão; Luís Girou, Luís Oliveira, Ildefonso, Tiago Moreno; Pedro Eugénio, Toni, Francisco Maia, Ricardo Pereira; João Cláudio e David Pirralho. Jogaram ainda: Jorge Santos, João Fitas, Pedro Chanfana. *
Treinador: Tó-zé
Sporting CP: André Martins; Rui Figueiredo, Valter Fernandes, Tiago Pedrosa, Flávio Pina; Adrien Silva, Bruno Matias, Ricardo Fernandes, Helmut Figueiredo; Rui Lopes e Vivaldo Arrais. Jogaram ainda: José Mário e Diogo Santos. *
Treinador: Luís Gonçalves.

Apesar disso, jogar no Sporting duas épocas e nas duas épocas ser campeão nacional…
A experiência foi muito boa! Jogar na formação de um Clube grande; Ser Campeão Nacional; Estar rodeado de jogadores, considerados para a idade, como os melhores do nosso país…

Terminada a fase dos iniciados, o regresso ao Farense para jogar nos juvenis…
Sim! Nos juvenis regressei ao Farense, foi um ano muito complicado para mim. Complicado porquê? Porque tive um choque em ter vindo embora do Sporting e ter deixado lá amigos e tudo o mais. Foi o ano em que tive menos proveito do futebol, nem tinha vontade de jogar, apesar de jogar sempre. Também tive problemas a nível escolar, bem, foi um ano muito complicado e para esquecer.”

São sempre fases complicadas e no segundo ano conseguiste superar?
No segundo ano de juvenis já foi ao contrário, consegui realizar uma grande época.”

E nos juniores?
Nos juniores não estive no Farense, fui para o Louletano e cumpri lá os meus dois anos de juniores. Foram duas épocas que correram bem, principalmente o segundo ano em que a nível individual correu muito bem, sendo o melhor marcador da equipa. Foi bom!

E de repente chegas a sénior e enfrentas o maior teste…
No primeiro ano de sénior, fui premiado para integrar o plantel sénior do Louletano. Se calhar o maior erro que fiz foi lá ter ficado, porque foi um ano em que muito pouco joguei, não tive nenhuma visibilidade e no final da época fui embora. Sonhos haviam muitos, mas acabaram por ficar um pouco aquém do que eu acho que valia. Foi um ano muito complicado, porque por onde passei sempre estava habituado a jogar e de um momento para o outro, nem opção passava a ser. O primeiro ano é o ano em que nós precisamos mais de jogar para nos adaptarmos a uma nova realidade que é o futebol sénior.”

A partir daí o que fizeste? Fala dos clubes por onde passaste…
Os clubes todos por onde já passei foram SC Farense, Sporting CP, SC Farense, Louletano DC, isto em camadas jovens, e no futebol sénior o Louletano DC, FC Ferreiras e actualmente o JS Campinense.”

E quanto a estudos?
Quanto aos estudos estou a concluir o 12.º ano em informática."

E o SC Farense?
Não tenho nada a apontar ao Farense, é o meu clube do coração e ainda gostava de jogar nele.”

Em relação ao futuro, quais são os teus sonhos e projectos?
Os meus sonhos agora são terminar 12.º ano e depois ir para o mercado de trabalho arranjar emprego na minha área, e continuar a jogar.”

Obrigado capitão Santos! “Obrigado mister por tudo…abraço

.
*Nota: A bold os jogadores com quem trabalhei nos infantis.
Foto: Diogo Santos o segundo em pé a contar da esquerda
.
ETaylor

Sem comentários: