05/11/10

REVER JOÃO FITAS

Infantis A - 2002/03 - Fitas o 2.º da esquerda

Infantis A - 2002/03 - Fitas o 3.º da esquerda em pé

Infantis B - 2001/02 - Fitas o 1.º da direita em pé

É muito fácil falar ou escrever de e sobre João Fitas. Um praticante aplicado, rigoroso, esclarecido e inteligente. Um elemento apreciado no seio do grupo pela seriedade e sentido de responsabilidade e coesão que representava e transmitia.

Lembro-me de num treino estarmos a realizar determinado exercício do processo defensivo que não estava a sair como eu pretendia. Informei o grupo que não estavam a progredir. João Fitas ao invés de refilar pelas repetições, disse: “Então ensine-nos, mister!” E ensinei, acho que bem.

Vamos falar de recordações, nomeadamente dos Infantis…
As recordações são as melhores sem dúvida, pois os infantis foram os primeiros anos de uma longa caminhada vitoriosa a representar o SC Farense. Foi neste escalão que pela primeira vez fui capitão, mesmo sem perceber quais as funções que o cargo exigia; foi nos infantis que conquistámos o primeiro título e formou-se desde logo um núcleo de amigos que se iria manter por vários anos, sem esquecer um dos treinadores mais marcantes pela emotividade que transmitia aos jogadores.”
A nomeação para capitão da equipa nunca esteve dependente daquilo que Fitas fazia ou devia fazer em campo, mas simplesmente pela atitude e postura que sempre demonstrou em todos os momentos.

Comecei a trabalhar no SC Farense em 2001, para treinar a equipa de Infantis B. Naturalmente, não conhecia os praticantes, nem a sua forma de jogar, nem as suas posições de preferência. A solução passou por dar bola, muita bola e liberdade para se posicionarem para poder avaliar. Chegou a uma fase em que tinha de começar a definir posições e a formar o esqueleto da equipa. Juntei o grupo e disse: “Preciso de alguém que se defina como central!” Ninguém avançou para não influenciar a escolha. Perante a minha insistência, João Fitas avançou: “Tenho jogado a central, posso jogar a central.” Virei-me para ele e disse-lhe: “Muito bem! Serás o Central e a constituição da equipa vai começar por aí.” E começou!

Sobre João Fitas, escrevi na primeira época: “Um jogador com um carácter que ficará na minha memória, sempre disponível para aprender e evoluir, sempre generoso. Foi o central que a equipa precisava.”

Foi com 10 anos que entrei para as escolas do SC Farense e comecei a jogar a central, lugar que continuei a ocupar no primeiro ano de infantil. No segundo ano o mister Emídio avançou-me no terreno para médio defensivo, também fruto da chegada de um dos melhores centrais que já vi jogar, o Luís Oliveira.”

Na segunda época escrevi sobre João Fitas: “Elemento proveniente da época anterior. Um jogador de forte personalidade e disciplina, foi uma aposta ganha como trinco e um dos alicerces da equipa.”

O Farense conquistou o campeonato na última jornada com um ponto de avanço sobre o Quarteirense e 2 sobre o Louletano. No último jogo, vencemos o Inter de Almancil, em Almancil, por 4-3. Queríamos terminar o campeonato com dignidade e manter a esperança que o Quarteirense não vencesse em Vila Real. No fim do jogo, a noticia que o Quarteirense tinha perdido o jogo decisivo. “Esse segundo ano foi muito importante, pois ganhar um campeonato na última jornada é inesquecível para qualquer jogador.

A mudança de escalão, nomeadamente a de Infantis para iniciados não é fácil. Um futebol diferente…
Em iniciados na primeira época joguei a espaços o que era compreensível dada a qualidade da equipa que alcançou aquele 4.º lugar no nacional, sendo que os jogos contra o FC Porto e o Belenenses foram muito marcantes.“

Ultrapassada a fase de adaptação e da concorrência, o segundo ano correu…
Na segunda época fui mais uma vez capitão e joguei habitualmente a titular embora não tenhamos chegado à 2.ª fase.”

Nos Juvenis…
Nos juvenis destaco o segundo ano, 2006/07, onde fomos á segunda fase, onde jogamos com "casa cheia” frente ao Benfica e onde se reuniu uma equipa fantástica, com muita qualidade, com um grande espírito e por isso tenho de eleger esse ano como o melhor para mim, a par da época de infantil quando fomos campeões distritais.”

Chegada aos juniores e outro andamento competitivo…
Nos juniores só joguei um ano em circunstâncias diferentes e com uma forma distinta de encarar o futebol, sendo certo que me arrependo de não a ter aproveitado ao máximo.”

Entre os estudos e o futebol escolheste… os estudos!
Hoje estou no 3.º ano em direito, a estudar em Lisboa e os meus objectivos passam por esta área. Desde cedo percebi que não tinha qualidade para ser jogador de futebol, que esse sonho não é para todos, ainda assim, sempre adorei tudo o que envolvia uma equipa de futebol. Embora nunca tenha sido um indiscutível, é com muito orgulho que vejo o meu passado no clube, ao qual só posso agradecer por me ter proporcionado quase nove anos de futebol e quando digo isto refiro-me a treinadores, dirigentes, roupeiros, motoristas… Dos treinadores destaco todos pois foram vários os que tive por mais de um ano: mister Emídio, mister Tozé e mister Nuno e os outros dois que foram o mister Arlésio e o mister Serôdio.”

E quando chegaste a sénior, nem um apelo!?
Eu cheguei a sénior já sem jogar futebol como federado, mas continuo a jogar à bola o que não é o mesmo que jogar futebol. Nunca tive promessas, nunca me passou pela cabeça chegar a sénior do SC Farense mas reconheço que seria um dos maiores prazeres da vida. Considero que o clube só tinha a ganhar com uma aposta contínua nos jovens, principalmente nos que carregaram o símbolo e representaram o clube durante tanto tempo, nem que fosse através de empréstimos a clubes de escalão inferior e quem sabe passados uns anos, consoante a evolução, chamá-los à equipa principal.”

Agora quais são as próximas etapas? Quais são os teus sonhos e projectos?
Daqui para a frente só penso numa vertente académica, sendo que estarei sempre disponível para uma futura contratação do SCF, se quiserem apostar num trinco de peso (excessivo neste momento) pois penso que seria uma aposta certeira. A sério, desejo o melhor para o clube, que continue a ser o orgulho do Algarve e que as camadas jovens possam percorrer todos os escalões de formação até à equipa sénior.”

Muito bem Capitão! Joga sempre da mesma forma em qualquer actividade que serás de certeza um campeão.
Muito obrigado pela oportunidade de falar sobre coisas que deixaram marcas e que irão para sempre representar um papel importante na vida de cada um.” Eu é que agradeço o teu contributo.

ETaylor

1 comentário:

João Tudela disse...

Boa Tarde:

O meu nome é João Miguel Vaz Tudela, e sou amigo e colega de equipa do João Fitas. Apesar de ele não o referir nesta extensa entrevista, o Fitas não joga "apenas" à bola.

O Fitas é membro da equipa de Futebol da Faculdade de Direito de Lisboa, que disputa a 1ª Divisão do Campeonato Universitário d Lisboa, campeonato que reúne vários jogadores de qualidade e tem vindo a ganhar importância nos últimos anos.

O João Fitas é um jogador fantástico e surpreendeu-me imenso saber que ele foi central e trinco. Neste momento, o João já abateu o peso excessivo e joga como interior direito, uma espécie de nº8 extremamente criativo que combina a inteligência com uma excelente capacidade no capítulo do passe.

Esta época, na fase regular do Campeonao, que a nossa equipa terminou num fantástico 3º lugar e conseguiu o apuramento para a Final Four apenas pela 3ª vez na história (em mais de 50 anos), o João jogou 10 dos 11 jogos, sempre como titular. Marcou 2 golos e fez 4 assistências. A fase final, joga-se nesta semana que vem e contaremos certamente com o João nas nossas fileiras e com todo o seu talento. (O jogo que ele não jogou, foi porque foi atrás de outro dos seus grandes amores, o Sport Lisboa e Benfica que nesse dia jogava em Lyon, para a Liga dos Campeões, caso contrário teria sido sempre titular.)

Como pessoa, o Fitas continua igual ao que aí descrevem. Amigo, leal, sempre pronto a ajudar qualquer companheiro, com um espírito de equipa fantástico. Claramente um exemplo a seguir. Ele vive muito esta equipa e acredito que ele próprio admitirá que não ter mencionado esse facto é uma grave falha...

Bom, para terminar, quero só dizer que aquela primeira fotografia em que o Fitas aparece está de luxo... Mas que grandes abdominais!!!!

Um abraço a todos, João Tudela