24/11/10

FALAR COM PAULO PINTO

Meeting de Osaka

"Cavalo de Corrida"

O Guarda-Redes Paulo Pinto - 2001/02

Como já referi neste blog e volto a recordar, na época 2001/02 comecei a treinar a Equipa de Infantis B do SC Farense. Na constituição da equipa B, fui “obrigado” a trabalhar com um GR, ainda com idade de Escola. Obrigado, porque o miúdo reunia condições extraordinárias para a posição, mesmo com o peso da exigência competitiva envolvente, quando estava na idade de se descobrir e descobrir aptidões. Como relatei na altura: “Guarda-Redes ainda com idade de Escola mas com toda a escola de um grande guarda-redes”.

Recordo ainda, que nessa época os Infantis A foram convidados a participar no Torneio Internacional de VRSA e tivemos de convocar um GR com idade de escola, que apenas conquistou um prémio individual pela sua prestação na competição.

De Paulo Pinto recordarei sempre as suas qualidades e capacidades inatas e precoces para a posição específica de GR. Possivelmente, com exigências e pressões, também precoces. Pequeno, franzino, ágil e tecnicamente acima dos outros todos. Dos GR que treinei ao longo dos tempos, só o Vítor se aproximou em termos técnicos, naquela idade. Sabia também das suas capacidades para jogar em outras posições e para correr em corta-matos escolares. No entanto, não conseguia descobrir-lhe melhores aptidões do que a de GR e o seu futuro na baliza do SC Farense.

Só que a partir de certa altura da sua vida, Paulo Pinto descobriu ou redescobriu a sua verdadeira vocação: O Atletismo. Hoje, é um “Cavalo de Corrida” que corre ao sabor da sua vontade, na perseguição solitária dos percursos e dos cronómetros. Mas vamos por partes e temos várias.

1. Infantis

Comecemos pelo princípio e pelos infantis, recordando as épocas de 2001/02; 2002/03 e 2003/04. Conta a tua versão dos factos…
"Foram bons momentos, com grandes colegas de equipa e um treinador formidável. Tínhamos um bom grupo de trabalho, com muita qualidade e boas amizades. Dos melhores anos."

Um Escola no meio dos Infantis...
"Acabei a jogar nos infantis B ainda com idade de escolinha, pois o Farense acabou nesse ano com as escolinhas, então eu e o Raul (grande amigo e jogador) acabamos por integrar os infantis. Agradeço ao Mister por nos ter ajudado a integrar na equipa, a mim e ao Raul, pois não era nada fácil, mas felizmente correu tudo bem."

Tal como o Raul Curvelo tiveste 3 anos de infantis...
"Nos infantis passei grandes momentos de felicidade e tristeza! Fiz 3 anos de infantis. O primeiro ano deve ter sido dos mais complicados, pois ainda era escolinha, jogava contra jogadores mais velhos que eu, mas acho que acabou por correr tudo bem. Nos dois anos seguintes que tive no escalão de infantis já joguei com os da minha idade, onde tivemos sempre boas equipas e treinadores como Mister Bentinho e Nuno Estevam que também sempre nos apoiaram e ajudaram a crescer."
.
2. Escalões de Futebol de onze

Digo-te que sempre achei que apesar de dificuldades iniciais, tu estavas “condenado” a ser o GR do SC Farense no futuro. Chega então o momento de enfrentares o “monstro” do futebol de 11, com a entrada nos iniciados…
"Quando subi a iniciado, na 1.ª época (2004/05) joguei pouco, pois foi uma mudança um bocado "brusca". A baliza era maior, jogadores mais velhos, ou seja, foi complicado jogar. Não me correu muito bem.
Na época seguinte, como iniciado de 2.º ano
(2005/06), era titular, joguei quase os jogos todos e ficamos em 5.º lugar se não me engano. Foi uma época positiva. Foi neste ano que no final da época fui chamado para ir fazer treinos ao FC Porto, mas acabei por não ficar
."
Tristeza! Logo tu que eras do FCP…
"Ainda como iniciado no Farense ficou-me marcado uma coisa. Eu, durante a época, andei a fazer jogos nos iniciados e ainda era convocado como segundo guarda-redes pelos juvenis, pois eles só tinham um guarda-redes nessa altura. No final da época, como os iniciados acabaram os treinos mais cedo, pedi para ir treinar com os juvenis para me integrar, já que na época seguinte passaria para esse escalão. Infelizmente rejeitaram o meu pedido porque já tinham mais guarda-redes. Achei aquela decisão uma injustiça. Paciência."

Mesmo assim, chegas aos juvenis e como foi…
"Nos juvenis já foi diferente. No 1.º ano (2006/07), eu e o Bruno éramos os dois guarda-redes da equipa, havendo sempre rotatividade entre os dois e assim jogávamos sempre. Nessa época fomos à 2.ª Fase do Nacional de Juvenis, onde acabamos por ficar em 2.º no grupo, atrás do Benfica, e em 6.º lugar a nível nacional. Foi das minhas melhores épocas e a que me marcou mais.
No 2.º ano de juvenil
(2007/08), as coisas não nos correram muito bem, com mudança de treinador a meio da época, e acabamos por descer de divisão. Foi menos positiva apesar de termos tido um bom grupo de trabalho
."

E nos juniores? Chegaste a jogar nos juniores?
"No meu 1.º ano de júnior (2008/09) não joguei futebol, dediquei-me ao atletismo. Como júnior de 2.º ano (2009/10) comecei a treinar, ainda fiz 1 ou 2 jogos mas depois tive um problema no ombro, estive parado e entretanto apareceu a proposta do FC Porto para fazer atletismo e acabei por aceitar e deixar o futebol."

Fala agora dos treinadores…
"Dos treinadores que tive, os que me marcaram mais foi o Mister Emídio, pois como disse sempre nos ajudou bastante, apoiava-nos sempre nos bons e maus momentos! Um mister que irá ficar marcado para sempre.
O Mister Roque já como iniciado também me ensinou bastantes coisas, a quem aproveito para agradecer.
O Mister David que também sempre me ajudou e dava-me treinos de guarda-redes, apesar de não ter grandes conhecimentos a nível de baliza. Andava sempre á procura de exercícios para melhorar os treinos e para nos ajudar a evoluir, a quem agradeço também pela dedicação e pelo que me ensinou
."
.
3. Atletismo
.
Chegamos ao Atletismo. Eu sei que desde miúdo tinhas aptidões atléticas, mas nunca pensei que pudesses trocar o futebol pelo atletismo. Bem! Até começar a olhar para os teus resultados. Conta como foi…
"Comecei a fazer atletismo, porque na escola ganhava os corta-matos e um treinador da Casa do Benfica de Faro convidou-me para fazer atletismo lá. Eu acabei por aparecer, mas como na altura estava no Farense raramente ia treinar atletismo, pois treinava futebol quase todos os dias."

Porque razão um guarda-redes com futuro, passa para um atleta de futuro?
"A minha mudança do futebol para o atletismo foi "lenta". Como disse, quando entrei para o atletismo, por volta dos meus 14 anos, raramente treinava, pois tinha os treinos de futebol todos os dias. Quando acabei a época de juvenil que foi por volta de Fevereiro de 2009 comecei a treinar a sério atletismo. Foi a partir daí que me comecei a dedicar, começando a treinar em Fevereiro, conquistei o meu 1.º Título Nacional, em Maio, no Olímpico Jovem Nacional, nos 800 m e ainda consegui o 2.º Lugar nos 300 m."

Para quem não sabe o Olímpico Jovem Nacional é uma das provas de elite do atletismo jovem, destinado a iniciados e juvenis.

"A seguir, em Abrantes, no Campeonato Nacional de Juvenis fui Campeão Nacional de 800 m e Vice-campeão nos 300 m. Isto com 3/4 meses de treino. Então decidi que no ano a seguir ia deixar o futebol e dedicar-me ao atletismo. Assim o fiz e fui Vice-campeão Nacional Júnior nos 400 m."

Quando é que apareceu o convite do FC Porto?
"Recebi a proposta do F.C. Porto como Júnior de 2.º ano (2009/10) e aceitei, pois era um sonho representar o F.C. Porto, o meu clube! Comecei a época de Pista Coberta como Campeão Nacional de Juniores nos 400 m e Vice-campeão Nacional nos 800 m. Fui também Campeão de Portugal absoluto de Pista Coberta nos 400 m. Nas provas de ar livre, fui Campeão Nacional Júnior nos 400 m e 3.º Lugar nos 800 m. Fiquei também em 2.º lugar nos Campeonatos de Portugal absolutos nos 400 m. Em Maio deste ano fui ao Japão a um meeting internacional, fazer uma prova de 4x400 onde fomos os 4 melhores Juniores na altura. Acabei a época com 48,43 aos 400 m, sendo a 4.ª melhor marca de Portugal do Ano."

Puxa! Deixa lá respirar um pouco…

O FC Porto acabou com o atletismo, vais correr onde na próxima época (2010/11)?
"Na Casa do Benfica de Faro”.

Tens uma opinião sobre o abandono do atletismo por parte do FC Porto?
Tenho! Acho que foi injusta a maneira como acabaram com o atletismo, e a maneira de como avisaram os atletas então, foi incompreensível. Mandaram-me um e-mail a dizer para procurar outro clube, enfim. Acho que deviam continuar a apostar no atletismo, pois tínhamos uma equipa bastante jovem e promissora. Mas só pensaram no presente e não no futuro.”

O FC Porto deu-te alguma explicação?
Sim! Disseram que não tinham arranjado patrocínios para as actividades amadoras e que não iam apostar na equipa masculina.”
.
4. Os estudos

Com tanto futebol e atletismo não deixaste os estudos para trás!?
"Acabei o 12.º ano no Curso Profissional de Secretariado."
.
5. Sonhos e Projectos

Agora quais são as próximas etapas? Quais são os teus sonhos e projectos?
Este ano estou a treinar para melhorar as minhas marcas, para tentar ir ao Europeu de Sub-23, apesar de ser bastante difícil. Tenho como sonho representar Portugal na Taça da Europa de Selecções, objectivo que vou tentar concretizar em 2011. Vamos ver se corre tudo bem.”

Ainda bem que chegamos ao fim porque estou exausto. Paulo Pinto deixou de voar para defesas impossíveis, para se tornar num “Cavalo de Corrida”, sempre com sucesso. Desde miúdo que fazes coisas grandes, continua assim campeão.

"Obrigado por tudo Mister Emídio, um grande abraço!"

ETaylor

Sem comentários: